Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Coral UFMT lança segundo vídeo que canta a natureza e a necessidade da preservação ambiental
Por assessoria
27/11/2020 - 11:06

Foto: assessoria

O lançamento do vídeo celebra os 40 anos de atividade do coro e acontece no YouTube do grupo no dia 28 de novembro às 17h

 

 

 
 

 

O Coral UFMT lança a canção “Pra Terra” neste sábado (28.11) em seu canal no YouTube, às 17h, dando continuidade às celebrações dos seus 40 anos de atividade cultural no cenário mato-grossense.

 

Dorit Kolling, maestrina do Coral UFMT, lembra que foram aproximadamente 50 vozes gravadas individualmente e posteriormente juntadas para que a música fosse estruturada na forma de canto coral.

 

“É um trabalho totalmente diferente do que acontece quando ensaiamos em nossa sala de ensaios. Com auxílio da tecnologia, hoje reunimos cada grupo de vozes (naipes) nas salas virtuais, com cada coralista em sua casa, quando aprendemos a canção em todos seus detalhes para a posterior gravação, que é feita individualmente pelos participantes. Recebemos então os áudios e os vídeos que são mixados e editados para reunir e transformar todo o material em uma única música”, explica Dorit.

 

A música escolhida para este segundo vídeo virtual do Coral UFMT é “Pra Terra” e veio ao encontro de todas tragédias ambientais que o mundo viveu nos últimos meses.

 

“Tivemos o pantanal e a nossa Chapada sendo queimados por meses, somado a outras tragédias ambientais também acontecendo ao redor do mundo. Essa música vem chamar a atenção e enaltecer as nossas belezas naturais que, aos poucos, estão deixando de fazer parte da nossa vida”, ressalta a maestrina.

 

Para o compositor da música, Maurício Detoni, cuiabano radicado na cidade de São Paulo, a canção “Pra Terra” hoje se veste de um sentido triste, doloroso, trazido pelo fogo que assolou os biomas citados no refrão da música. 

 

“Ainda que a sensação de terra arrasada seja oposta ao lirismo e beleza cantados na música, se faz necessária, e oportuna, a reflexão. Que o sentido do “não existe nada igual do que viver entre Chapada e Pantanal” recupere sua beleza e esperança num futuro próspero, onde a natureza se veja pulsante e regenerada em verde, calor e vida”, reitera Detoni.

 

O vídeo contou com a participação especial como solistas dos ex-coralistas do Coral UFMT, Marcela Mangabeira, que hoje tem sua carreira na cidade do Rio de Janeiro, e Maurício Detoni, que também acompanhou a canção ao violão, além da  participação do músico e tecladista, Rodrigo Cavalcante.

 

O lançamento do vídeo “Pra Terra” faz parte das comemorações dos 40 anos do Coral UFMT e da agenda cultural da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) em celebração aos 50 anos da UFMT.

 

Serviço


O que: Lançamento do vídeo “Pra Terra”

Quando: 28 de novembro de 2020 (sábado)

Horário: 17h

Onde: https://www.youtube.com/coralufmtoficial

 

Carregando comentarios...