Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputado Dr Leonardo assume coordenação política do GT em Alimentação e Saúde da FPA
Por assessoria
23/12/2020 - 18:23

Foto: assessoria

A primeira reunião do grupo de trabalho se deu nesta terça-feira (22), e contou com participação de  entidades que compõem o Instituto Pensar Agro; foram apresentadas ao parlamentar as prioridades do setor;

Em seu segundo mandato como Diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária, considerada a maior e uma das mais importantes do Congresso, o deputado federal Dr. Leonardo participou, nesta terça-feira (22), de reunião com representantes de entidades que compõem o Instituto Pensar Agro. O objetivo foi definir as diretrizes do Grupo de Trabalho sobre Alimentação e Saúde, cuja coordenação política ficará a cargo do parlamentar. Participaram ainda da reunião Marcelo Martins, da Associação Brasileira de Laticínios Viva Lácteos; Marcio Maciel, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); Giuseppe Lobo, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), e Eduardo Leão, da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O grupo deverá tratar de temas ligados a qualidade da produção, nutrição e assuntos regulatórios. Durante a reunião foram apresentadas 10 prioridades para serem analisadas pelo GT ao longo do próximo ano, entre elas: atualização do Guia Alimentar do Ministério da Saúde; regulamentação do FNDE  para compra de merenda escolar; tramitação de aumento de tributação a grupos alimentares específicos; entre outras. Marcelo Martins, da Viva Lácteos, destacou a importância do grupo para o  fortalecimento da produção de alimentos. “Nossa produção é uma das mais reguladas do mundo, por isso exportamos para mais de 180 países”, afirmou.

Eduardo Leão, representante do setor sucroalcooleiro, avaliou que o grupo tem muito trabalho pela frente. "Temos bastante pauta para ser discutidas nas próximas reuniões”, destacou. Já Márcio Maciel, da ABIA, lembrou que "60% da produção brasileira passa pela indústria, tem algum nível de processamento. Por isso trabalhamos para deixar o agro cada vez mais forte”, afirmou Maciel. 

O deputado Dr. Leonardo avaliou as pautas como extremamente relevantes, mas destacou que faltam estudos e pesquisa e também informação para a sociedade poder avaliar devidamente a questão da segurança dos alimentos.  “Como diretor da Frente Parlamentar da Agricultura e como médico, este são temas que me são muito caros e por isso é uma honra assumir essa coordenação. Sabemos da importância da boa alimentação para a saúde da nossa população e por isso queremos chamar esse assunto para pauta de discussão do Congresso”, afirmou Dr. Leonardo.

O parlamentar ressaltou ainda a importância de trazer à luz estudos e pesquisas que balizem a indicação ou não dos produtos processados pela indústria de alimentos. ”Alguns assuntos são bem polêmicos. Precisamos fazer bom uso da ciência, da tecnologia e de estudos técnicos. E estamos prontos para fazer essa agenda positiva para a agropecuária brasileira”, completou o parlamentar. 

 
Carregando comentarios...