Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Após aprovação da Anvisa, primeira pessoa é vacinada no Brasil
Por Maria Eduarda Cardim
17/01/2021 - 15:48

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, a primeira pessoa foi vacinada no Brasil neste domingo (17/1). A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, foi a primeira brasileira uma dose da vacina Coronavac em território nacional. 

A aplicação da vacina foi feita minutos após a aprovação do uso emergencial da CoronaVac pela Anvisa. Ao lado do governador de São Paulo, João Doria, Mônica, foi vacinada e comemorou. Mônica tem perfil de alto risco para complicações da covid-19, já que é obesa, hipertensa e diabética.

A enfermeira se inscreveu para vagas de contrato por tempo determinado para atuar dentro do Hospital Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. “Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona,” disse.

Mesmo atuando na linha de frente, nem ela, nem o filho Felipe, de 30 anos, que mora com ela, se infectaram com a covid-19. 

Carregando comentarios...

Artigos

Operação do medo

16/01/2021 - 10:07
Artigos

A ansiedade baixa a imunidade

16/01/2021 - 09:59
Artigos

Um momento não substitui o outro

16/01/2021 - 09:55