Prefeitura instala barreira sanitária em pontos estratégicos de Cáceres
Por redação
03/04/2021 - 13:52

Foto: Ronivon Barros

Com o objetivo de preservar a saúde de  moradores e visitantes,   além de manter o controle de acesso à sede do município, a Prefeitura Municipal de Cáceres instala  barreira sanitária em pontos da cidade.

De acordo com o Decreto Municipal  nº 307 de 29 de março de 2021, que ratifica as medidas restritivas do Decreto Estadual nº 874, de 25 de março de 2021, o município deve adotar medidas não-farmacológicas como o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação  de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais.

Os veículos que chegam à cidade são abordados pela equipe de monitoramento da barreira sanitária  e os ocupantes são questionados a respeito da visita. Caso não consiga comprovar a finalidade  autorizada pelo Decreto Municipal nº  307, art. 5º,  que trata da  circulação de pessoas e veículos pelas vias e logradouros públicos do Município,  o descumprimento das medidas restritivas por pessoas físicas ensejará a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente, além da aplicação de multas e sanções cíveis cabíveis.

Para a prefeita Eliene, “o aumento do número de casos e, consequentemente, internações e óbitos provocados por essa doença, nos preocupa muito. Por isso o município precisa intensificar o trabalho de orientação e aderir  protocolos de biossegurança mais rígidos, entre eles, a adoção de  barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a fim de assegurar a assistência adequada à população e conter o avanço da Covid-19”, disse.

Moradora no Bairro Santo Antônio,  a artesã Maria dos Reis, elogiou a iniciativa adotada pelo município. “Estamos passando por um momento muito difícil por conta dessa pandemia e esse trabalho é uma forma de prevenir. Acredito que seja muito importante no sentido de alertar a população”, comentou.

Segundo Cynara Piran,  coordenadora municipal  de Vigilância em Saúde,  “a barreira tem o caráter de uma medida de controle sanitário. O nosso objetivo maior é sensibilizar  essas pessoas sobre as medidas de prevenção e, de certa forma, controlar o acesso ao nosso município, porém, estaremos cumprindo rigorosamente com o que diz o Decreto sobre a circulação de pessoas e as sanções previstas”.

As intervenções estão ocorrendo em pontos considerados estratégicos da cidade, das 08:00h às 17:00h,  e conta com o   apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, da Coordenadoria Executiva de Trânsito, além da própria equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Cáceres,  devendo  permanecer, de acordo com o Decreto Municipal nº 316, de 1º de abril de 2021,  até  o dia 07/04/2021.

Carregando comentarios...


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_32b8fv3nr3uknrl02r5firhj47, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0