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Dificuldades de aprendizagem: Como identificar os sinais de alerta
Por Neuzeli Duarte Alexandre – é Psicopedagoga e Professora da rede municipal em Mirassol D’Oeste/MT.
12/04/2012 - 10:31

Como saber se uma criança possui dificuldades de aprendizagem? Que sinais essas crianças devem apresentar para sabermos se as mesmas possuem tal dificuuldade? Essas são algumas das perguntas que muitos pais e professores fazem quando se deparam com crianças com dificuldades de aprendizagem. Assim é relevante saber que essas dificuldades são definidas como problemas a partir do momento em que a mesma passa a interferir no desenvolvimento de habilidades escolares básicas. A identificação de dificuldades de aprendizagem envolve horas de observação, de entrevistas e de avaliação individualizada, ela consome tempo, é intensiva, sendo assim, um processo muito demorado. Atualmente muitas escolas não possuem estrutura para detectar essa deficiência, neste sentido, a única alternativa é ‘esperar pra ver’. O que se percebe é que tal prática significa que, as crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente precisam enfrentar suas dificuldades por anos antes de ser feito um esforço intensivo para diagnosticar e, contudo descobrir o melhor meio de ajudá-las. Alguns estudiosos ressaltam que, quanto mais demorado o tempo para detectar e diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem, a tendência é de aumentar ainda mais os problemas desse aluno. Neste sentido, a frustração dessa criança perante as outras por causa do fraco desempenho tende a destruir a sua motivação e a autoconfiança. Quando a criança chega nesse ponto suas expectativas são reduzidas, e o entusiasmo pela educação é perdido. A importância da participação dos pais no processo de investigação dessas causas e sinais de dificuldades de aprendizagem é importantíssima, tendo em vista que os professores não irão se sentir sozinhos diante do problema. O processo de investigação poderá ser feito por um profissional particular ou no caso de escolas públicas deverá existir um especialista na área para que os professores não se sintam sozinhos diante dessas questões. Lembrando que, por mais precoce seja os sinais de alerta das dificuldades de aprendizagem, é relevante que saibamos quando e como uma avaliação é necessária. Dentre os mais diversos sinais de dificuldades de aprendizagem que podemos identificar na escola, destacamos os mais conhecidos e que são considerados como um sinal de que algo está errado: Atrasos no desempenho escolar, Perda do interesse pela aprendizagem, Baixo desempenho, Comportamento ou problemas emocionais persistentes, Autoestima baixa. Os sinais de que uma criança possui dificuldades de aprendizagem pode iniciar quando a mesma ainda não se encontra em idade escolar. Neste caso os pais podem notar os sinais quando comparar o seu filho com outras crianças e perceber que o filho compreende ou fala as palavras significativamente depois que outras crianças da mesma idade. Em outras situações demora muito para rolar, ficar em pé e caminhar. Somando a esses sinais, temos também aqueles que em idade escolar possui dificuldades para entender ordens, montar quebra cabeças, pronunciar palavras, etc. Diante dessas questões, percebemos que muitos pais costumam não aceitar quando o professor relata que o filho é portador de algum tipo de deficiência, tendo em vista que em casa o comportamento dessa criança diante de algumas atividades parece ser normal, e isso pode dificultar o trabalho de ajudar a criança a superar o tal problema. Assim, observamos que na prática docente um dos fatores cruciais dessa tarefa de superação da dificuldade de aprendizagem, tem sido a parceria com a família junto à escola. É relevante lembrar que as atitudes dos pais têm um impacto importante sob a autoestima da criança. Pais positivos veem seus filhos como essencialmente capazes e competentes, mesmo quando estão tendo problemas na escola, isso faz com que as crianças consigam superar tais dificuldades e obter um resultado satisfatório no desempenho do seu processo ensino- aprendizagem.
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