O PROCON de Cáceres fez um balanço de seus atendimentos e até o dia 11/10, 1108 pessoas fizeram reclamações sobre produtos, serviços ou empresas. Todas as reclamações são registradas em um sistema e as para cada caso as medidas cabíveis foram realizadas.
Ao fazer uma reclamação no PROCON, o reclamante deve levar documentos pessoais e documentos relativos ao objeto de reclamação. Após fazer o cadastro é decidido qual o melhor meio de proceder, dependendo a situação pode ser resolvida com uma ligação para a empresa. Esse atendimento é chamado de Atendimento Preliminar e na maioria dos casos já resolve o problema.
Outro tipo de atendimento do PROCON é a CIP – Carta de Informação Preliminar – onde a reclamação é registrada e é enviada para a empresa de forma oficial. Ao receber esse tipo de reclamação a empresa tem até 30 dias para responder. Nesse caso quem fez a reclamação tem que ficar atenta ao prazo para voltar ao PROCON, dependo da resposta da empresa outras atitudes podem ser tomadas.
Quando as negociações iniciais falham, o PROCON então agenda audiências entre o consumidor e a empresa, para que seja resolvido o problema. A fiscalização na cidade é feita pelo Procon do estado, essas ações normalmente acontecem quando as reclamações de uma determinada área aumentam muito. Além da Vigilância Sanitária que também atua quando necessário.
Em Cáceres o PROCON vem atuando de maneira firme, o que vem dando resultados. Devido a ação do PROCON, uma loja da cidade teve de indenizar um cliente em 200 mil reais. Apenas em Setembro foram 238 atendimentos, número que segundo a Coordenadora e Conciliadora Dra Mariana Douradinho tende a aumentar com a chegada do fim do ano.
O PROCON de Cáceres fica na Avenida Getúlio Vargas, números 285. O telefone para contato é (65) 3223-6237.