II Top Leite Pantanal alcança metas
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
15/10/2012 - 22:25
Começou no dia 09 de outubro, com a esgota, prosseguiu no dia 10,com a primeira ordenha, e terminou no sábado,13, com a quarta ordenha, mais uma edição do Top Leite Pantanal, evento que faz parte da programação da 47ªxpocáceres e que é organizado por uma comissão composta pelo Sindicato Rural, representantes da indústria do leite, dos produtores de leite, Instituto Federal, Empaer e Unemat –esta é a comissão responsável pela organização do torneio. Segundo Moacir 'Polaco', que coordena o evento, a expectativa em relação ao Top Leite foi muito favorável. “Entramos este ano na segunda edição. A primeira, mesmo realizada com pouco tempo para organização, já obteve bons resultados. Este ano, iniciamos a preparação meses antes da exposição, com reuniões semanais. Trabalhamos com calma, com maior espaço de tempo e deveremos ter conosco um bom número de produtores de leite. No ano passado foram 16 que se inscreveram e nove que participaram. Este ano, 26 se inscreveram e 16 estão participando.
Segundo ele, a premiação atrai: sêmen, ração, medicamentos, sem contas as palestras de capacitação, que visam o avanço do emprego da tecnologia no setor. A parte de premiação e palestras parte dos patrocinadores.
O contato com os produtores foi feito há meses e a resposta aconteceu dentro das expectativas. “Queremos mostrar a realidade da pecuária de leite no Estado, especialmente em nossa região e mostrar que temos criadores utilizando tecnologia de ponta e obtendo excelentes resultados”. A média de produção diária das vacas que concorreram no II TOP Leite foi tem de 44 kg de leite, um índice bastante considerável e animador, concluiu o organizador.
Classificação do Torneio:
NOVILHAS
1ª Campeã Novilha: Cristal, de Antonio Fernando Barbosa Gonzaga, de Mirassol D’ Oeste.
2ª Vice-campeã Novilha: Garota, de José Dásio Bernardino Santos, de Cáceres
3ª Campeã Novilha: Toquinho, de Valdir Martinez, de Cáceres (distrito de Horizonte D’ Oeste)
4ª Campeã Novilha: Delicada, de Wagner Vasquez Belo, de São José dos Quatro Marcos
5ª Campeã Novilha: Borboleta, de Wagner Vasquez Bello, de São José dos Quatro Marcos
VACAS
1ª Campeã Vaca: Amazônia, de Wagner Vasques Bello, de Mirassol D´Oeste
2ª vice-campeã Vaca: Conquista, de Paulo Trava, de Porto Esperidião
3ª Campeã Vaca: Maiada, de Wagner Vasquez Bello, de São José dos Quatro Marcos
4ª Campeã Vaca: Pardinha, de Antonio Fernando Barbosa Gonzaga, de Mirassol D´Oeste
5ª Campeã Vaca: Mansinha, de Oésio Nunes, de Cáceres