Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat está desenvolvendo protótipo funcional para 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Cuiabá
Por Hemília Maia
27/11/2020 - 10:47

Foto: reprodução

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está desenvolvendo um protótipo funcional para o 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Cuiabá (1º BBM). O produto a ser gerado é um sistema de gestão de equipamentos operacionais de atividades finalísticas da corporação baseado no conceito Internet das Coisas (IoT) em que, por meio de Identificação por Rádio Frequência (RFID), visa auxiliar a gestão estratégica e na tomada de decisões na corporação.

Hoje há quase mil tipos de equipamentos diferentes sendo utilizados em atendimento nas ações de mergulho, resgate e incêndio pelo 1º BBM, e o controle desses materiais exige um sistema confiável que proporcione agilidade no processo e otimize o tempo de lançamento, manutenção, uso e descarte.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Everton Ricardo do Nascimento, cada equipamento finalístico, de um conjunto de primeiros socorros a tanques de oxigênio, receberá etiquetas mapeáveis por sistema de radiofrequência. “As etiquetas serão ativadas no momento que a viatura passar pela cancela do Batalhão e, ao retornar, o mapeamento do estado desses equipamentos serão verificados imediatamente. Tudo poderá ser realizado em tempo real com o sistema funcionando em plataforma desktop e mobile”, explicou Everton.

Ao identificar e separar pelo sistema de rastreio os equipamentos operantes dos que precisam de manutenção e que precisam ser substituídos, o 1º BBM contará com um grande auxílio na tomada de decisões estratégicas quanto à aquisição, reposição, uso e manutenção desses equipamentos necessários para o salvamento de vidas.

O protótipo ‘Sistema de Gestão de Equipamentos Operacionais do 1º Batalhão de Bombeiro Militar Cuiabá’ está sendo desenvolvido por uma equipe composta por professores mestres e doutores do curso de Ciência da Computação da Unemat, câmpus de Barra do Bugres, e também profissionais técnicos de Ensino Superior colaboradores da Unemat e bombeiros militares da Tecnologia da Informação (TI) do 1º BBM.

O protótipo funcional tem como premissa a transferência de tecnologia. No momento já foram concluídos mais de 50% das etapas do projeto, e a equipe de pesquisadores está desenvolvendo os módulos e a prototipação de interface do sistema, levando em consideração o conceito de Internet das Coisas, baseado no uso de antenas, sensores e etiquetas RFID para o protótipo.

O desenvolvimento do protótipo, que deverá ser concluído e entregue no segundo semestre de 2021, é resultado de edital publicado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) com a oferta de seis projetos, dos quais a Unemat obteve a aprovação em dois deles. Neste caso, a Fapemat, por meio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, disponibilizou pouco mais de 186 mil reais para a elaboração do protótipo.

Atualmente, o 1º BBM conta com mais de 170 bombeiros militares distribuídos no quartel do 1º Batalhão e em três companhias localizadas no Coxipó, na Avenida Mato Grosso e no Palácio Paiaguás. O 1º BBM atende, só em Cuiabá, uma população de mais de 618 mil pessoas, fora os municípios de abrangência, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada do Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger. Por ano o 1° BBM atende quase 4000 ocorrências.

Carregando comentarios...