Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Defesa Civil de Cáceres lança nesta quarta campanha contra as queimadas
Por redação
22/06/2021 - 17:48

Foto: divulgação

 

Assessoria

Com o slogan “A gente sabe como começa, só não sabemos como vai terminar”, a Prefeitura de Cáceres, através da sua coordenadoria de Defesa Civil, vai lançar amanhã, quarta-feira, 23,a campanha municipal contra as queimadas, que causam danos e trazem muitos riscos ao meio ambiente e a saúde das pessoas.

Nesta empreitada são parceiros da prefeitura, o Juizado Volante Ambiental (JUVAM), a Câmara de Cáceres, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental, Seeg Fibras, Nelore Grendene, Grupo Cometa e Canopus Veículos.

Segundo a coordenadora de Defesa Civil, Andrelina Magali da Silva, esta é uma iniciativa que visa conscientizar a população dos perigos da prática das queimadas e suas consequências.

“Esperamos atingir o máximo de pessoas possíveis para evitar os acidentes e diminuir sensivelmente os focos de calor. 2020 foi atípico, o ano com maior registro de incêndios urbanos e rurais no município, 134 focos de maio a setembro, é um número assustador. Com a campanha esperamos diminuir estes dados”, avaliou Magali.

Ela noticiou ainda que para alcançar o maior número de pessoas, peças publicitárias serão veiculadas em outdoors, em sistema de rodizio nos mais diferentes pontos da cidade e distritos, inserções em rádio e televisão, nas redes sociais, grupos de WhatsApp e imprensa oficial da prefeitura.

Para a prefeita Eliene Liberato, com o começo da estiagem e com a vegetação seca, é muito fácil acontecer incêndios.

“Cometer queimadas nesta época do ano é inaceitável, algo absurdo. É um crime ambiental que pode ser evitado. Com o tempo seco, elas podem se alastrar e sair de controle, provocando grandes danos ambientais – como a destruição das matas e diversas vegetações, degradação do solo e mortandade de animais – e a saúde, com a baixa umidade do ar, são comuns as doenças respiratórias”, avaliou Eliene.

A prefeita finalizou dizendo que não vai medir esforços para intensificar as ações de fiscalização, combate e conscientização das pessoas. “Como educadora sempre vou acreditar que a educação ambiental sensibiliza e pode conscientizar as pessoas. Acredito muito nesta campanha”.

 

 

Carregando comentarios...