Com o Setembro Amarelo, novos casos podem ser diagnosticados e ajuda profissional é fundamental
A campanha com foco na prevenção do suicídio, intitulada de Setembro Amarelo, é uma oportunidade de conhecer mais sobre as doenças mentais e, também, identificar quando é necessário pedir ajuda profissional.
Em Cáceres, o curso de Psicologia da Estácio oferece, gratuitamente, atendimento psicológico. O atendimento é aberto para toda a população e é realizado pelos acadêmicos do curso. A Clínica oferece um espaço amplo e acolhedor. Os atendimentos são supervisionados pela coordenadora da Clínica Escola, psicóloga e professora Glayce Regina Bertini Ramos.
“Na nossa Clínica Escola, realizamos os agendamentos semanais para as sessões presenciais”, explica a coordenadora do curso, Ana Carolina H. Ermisdorff.
Para agendar, os pacientes podem ligar diretamente no telefone da unidade - (65) 3223-1777 - e digitar o ramal da Clínica Escola de Psicologia. Quem preferir, pode ir presencialmente ao local, das 13h30 às 17h30, e realizar o agendamento.
A psicóloga Ana Carolina Ermisdorff explica que, quando notamos mudanças comportamentais em alguém próximo, o melhor a se fazer é garantir que a pessoa procure um profissional. “O ideal é que a pessoa não fique sozinha, seja acompanhada”, explica.
Nos casos de suicídio, alguns fatores podem contribuir, como uso abusivo de substâncias psicoativas; histórico familiar com caso de suicídio; vítimas de violência sexual, psicológica ou física; presença de um transtorno mental, diagnosticado ou não; e, até mesmo, uma tentativa de suicídio prévia.
Mas, como prevenir? A coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Fapan explica que, de certo modo, qualquer pessoa pode ajudar alguém que está sob risco de suicídio. “A primeira atitude é ficar atendo às pessoas próximas, principalmente quando ocorrem mudanças comportamentais como isolamento social, autolesões, mudanças no modo de vestir, queda de desempenho escolar ou profissional, perda do interesse por coisas que antes gostava, pessimismo em relação ao futuro, entre outros, e garantir que esse indivíduo seja atendido por um profissional especializado, afirma.
Ana Carolina lembra, ainda, que o suicídio é uma morte evitável. “Por isso, é tão importante conhecer medidas de prevenção. Quem tenta o suicídio, não está querendo ‘chamar atenção’. Frequentemente, é alguém que está passando por um problema sério e precisa de ajuda”.
Serviço
Atendimento psicológico gratuito
Onde: Clínica Escola de Psicologia da Estácio Fapan
Avenida São Luís, 2522, bairro Cidade Nova - Cáceres (MT)
Informações: Por telefone - (65) 3223-1777, digitar o ramal 5; ou presencialmente, das 13h30 às 17h30.
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.