A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, celebra o Outubro Rosa, mês em que o mundo inteiro faz alertas e campanhas sobre a importância do câncer de mama - uma doença muito frequente nas mulheres e a mais reiterada causa de morte feminina por câncer no Brasil.
A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, noticiou que a SMS está realizando 85 mamografias por mês. “Somente este ano, de abril até aqui, realizamos 481 exames de mamografia. A mamografia é um exame que identifica microcalcificações que são pequenos cristais de cálcio que podem se depositar nas mamas causando lesões ou nódulos que são possíveis de serem identificados com uma simples palpação. Não dói e é a melhor forma de se prevenir ”, explicou Elis.
A secretária disse ainda, que devido a pandemia da Covid-19, o governo do estado de Mato Grosso por meio de decreto suspendeu por 200 dias, a partir de abril de 2020, os procedimentos eletivos cirúrgicos e ambulatoriais, sendo a mamografia um exame eletivo, que é liberado pelo SisReg – Sistema de Regulação, pactuado junto a central estadual, responsável por disponibilizar a liberação das vagas. “Após este prazo retomamos a liberação deste importante exame que tem salvado muitas vidas”, observou Elis Fernanda.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, o município de Cáceres está engajadíssimo nesta campanha, onde o principal objetivo é conscientizar a população feminina sobre a prevenção a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Como prefeita e como mulher sei da relevância do Outubro Rosa para a saúde da mulher. O poder público e a sociedade civil estão engajados para promover esta conscientização. A secretaria de Saúde retomou os exames de mamografias como ação de acesso aos diagnósticos. Vamos fazer uma corrente que estimule as mulheres a reforçarem os cuidados com sua saúde”, finalizou Eliene.