Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura encerra Outubro Rosa com orientações e encaminhamentos
Por assessoria
31/10/2021 - 15:32

Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de  Cáceres, através  da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou na manhã desta sexta-feira (29) as atividades do   Outubro Rosa, que teve como principal objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção à saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês diversas ações de educação preventiva e  sensibilização da população sobre os cuidados com a Saúde da Mulher foram desenvolvidas pela saúde municipal em parceria com todas as pastas da administração. “A integração da prefeitura nesta causa foi fundamental para o sucesso dessa realização”, avaliou a secretária de Saúde Elis Fernanda de Melo Silva.

A secretária ressaltou que durante a campanha foram realizadas pela saúde municipal, por meio do SisReg e Consórcio, 152 exames de mamografia e 300 ultrassom de mama.  

A mamografia é um exame  que identifica microcalcificações que são pequenos cristais de cálcio que podem se  depositar nas mamas causando lesões ou nódulos que são possíveis de serem  identificados com uma simples palpação.

“Outubro é um mês especial, engajados no Outubro Rosa levamos  conscientização a todas as mulheres de Cáceres  da necessidade da prevenção e que ela  deve sempre ser feita, não apenas nas campanhas. Também realizamos mais de uma centena de mamografias”, ressaltou Elis.

A secretária informou que como última ação, equipes da SMS, orientaram, avaliaram e encaminharam mulheres para procedimentos necessários.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias o poder público e a sociedade civil estiveram engajados para promover esta conscientização. “É muito bom ver tantas pessoas, instituições e entidades envolvidas nesta causa”, ponderou Eliene.

A prefeita valorizou a união das secretarias municipais nas diversas ações voltadas ao tema e finalizou dizendo que com a compra de 400 mamografias pelo Consórcio de Saúde,  a prefeitura deve zerar a fila de espera para este exame até a primeira quinzena de novembro. “Temos um compromisso com a saúde  e com a vida das pessoas”, concluiu Eliene Liberato.

Carregando comentarios...