Após um afastamento de 13 dias, autorizado pela Câmara de Vereadores, para participar da 27ª COP na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, reassumiu na manhã desta terça-feira (22), a administração municipal.
Eliene avaliou como muita positiva a participação de Cáceres na convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um evento que reuniu líderes de todas as nações para debater sobre o clima e procurar alternativas eficazes aos desafios climáticos.
A prefeita de Cáceres esteve no evento a convite da Alziras uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública - e pelo Instituto Clima e Sociedade.
Eliene participou de dois painéis, o de Energias Limpas, que contou com os prefeitos Winny Yawo Dogbatse, de Kloto, Togo, Rafal Trzaskowski, de Varsóvia na Polônia; Georges Youssef, de Menjez no Líbano e a prefeita Anna Reynolds, de Hobart, Austrália.
O outro, com o tema “Prefeitas amazônicas construindo caminhos rumo à transição justa”, Eliene Liberato teve a companhia da prefeita de Abaetetuba - Pará, Francineti Carvalho e Cinthia Ribeiro, de Palmas, capital do Estado do Tocantins.
Além da sua participação como protagonista, a prefeita participou de muitos painéis e debates durante toda a conferência e teve uma agenda com o embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota.
A prefeita disse que além das questões climáticas, onde Cáceres foi um dos destaques por possuir a maior usina fotovoltaica em prédios públicos do Brasil e ter energia limpa e renovável para abastecer os 130 prédios públicos municipais, apresentar Cáceres e seus potenciais para o mundo, vai trazer retornos tanto para a área ambiental sustentável quanto para o turismo. “Estar em um evento tão importante mundialmente e dar visibilidade a Cáceres e ao pantanal com um vídeo muito bem feito pela comunicação da prefeitura, poderemos conseguir recursos e financiamentos acessíveis para projetos necessários como saneamento básico, maior quantidade de painéis solares para atender famílias carentes com energia limpa, além de atrair turistas para nossa cidade. A avaliação foi muito positiva. Agradeço a Câmara Municipal de Cáceres pelo apoio dado a este projeto”, concluiu Eliene.
Ampla programação contempla apresentação da ‘Artista Cientista’, aprendizado 3D com tablets, serviços de beleza e saúde
As forças de segurança desencadearam operação e 18 pontos que estavam bloqueados já foram desobstruídos pela manhã
Durante 10 dias, eles se percorreram cachoeiras, rios e trilhas de Alto Araguaia, Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Jaciara e Tangará da Serra
Câmeras de segurança apontaram que o menor foi a última pessoa, que esteve com Ryan antes de seu desaparecimento