A Prefeitura der Cáceres, inaugura hoje, às 16 horas, o primeiro ambulatório de atendimento à população LBGTIA+ em Mato Grosso, no CTA/SAE, na avenida dos Bandeirantes , 809, bairro DNER.
O novo posto de atendimento leva o nome e presta homenagem à Samantha Armando Lima da Silva.
A implantação do ambulatório só foi possível graças ao entendimento do Secretário de Saúde, Vitor Miguel e da Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, como sendo um aparelho importante para o município
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, o espaço vai prestar um serviço necessário para a garantia dos princípios do SUS: integralidade, universalidade e, principalmente equidade.
“Foi uma construção conjunta, as parcerias são fundamentais, esse ambulatório tem como objetivo promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades”, observou Eliene.
O secretário de Saúde Vitor Miguel, comemorou o sonho de colocar a Política Nacional de Saúde Integral – LGBT em prática no município.
“Um sonho coletivo, a idealização desse projeto surgiu com inúmeras conversas entre a equipe do CTA/SAE (gerência e profissionais técnicos) e o movimento LGBTQIA+ de Cáceres, ao longo do 2022, e hoje vamos inaugurar o ambulatório, prestigiem”, ressaltou Vitor Miguel
Já o vereador Cézare Pastorello disse que Cáceres passa a ser uma referência em Mato Grosso ao inaugurar o primeiro ambulatório de atendimento no estado, voltado à população LBGTIA+. “ É Política Nacional de Saúde Integral – LGBT se tornando realidade em Cáceres e sendo referência estadual”, finalizou Pastorello.