A Prefeitura de Cáceres recebeu um relatório preocupante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que revela irregularidades nas chuvas impactando severamente a produtividade agrícola e pecuária no município. A escassez de chuvas tem deixado suas marcas preocupantes em cultivos agrícolas, pastagens e na bovinicultura, gerando efeitos que ecoam na economia local.
O relatório que foi recebido pelo prefeito em exercício Dr. Odenilson Silva, pelas mãos do engenheiro agrônomo Jackson Silva, da Empaer, destaca que diversas plantações foram particularmente afetadas, sofrendo reduções significativas na produção devido à falta de água necessária para o desenvolvimento das plantas. Pastagens, essenciais para a pecuária, também foram duramente atingidas, resultando na escassez de alimentação para o gado e afetando diretamente a qualidade da produção de carne.
Para Dr. Odenilson isso acaba afetando também a economia do município. “Com a diminuição da produção, a arrecadação de impostos municipais sofre uma queda considerável. Além disso, os agricultores enfrentam um aumento nos custos de produção, uma vez que precisam investir em alternativas para diminuir os efeitos da seca, como sistemas de irrigação mais eficientes e suplementos alimentares para o gado”, avalia o prefeito em exercício.
O relatório da Empaer também aponta um aumento notável na inadimplência de empréstimos destinados ao custeio de produção. Com a dificuldade em honrar compromissos financeiros devido à queda na rentabilidade das atividades agrícolas e pecuárias, muitos agricultores encontram-se em situação delicada.
O secretário de Agricultura, Jeremias Pereira Leite, observa que o relatório foi um pedido da administração municipal, pela constatação desses efeitos climáticos. “ A Prefeitura de Cáceres está agora enfrentando o desafio de buscar soluções para apoiar os agricultores afetados e aliviar os impactos econômicos. Estamos nos reunindo com pecuaristas, agricultores, vereadores e sindicatos para tentar traçar um plano de contingência. E nesta hora buscar parcerias também com órgãos estaduais e federais, é fundamental para superarmos essa crise climática e resgatar a estabilidade econômica no município”, conclui Jeremias.
Participaram ainda da agenda a Assessora de Projetos e Convênios, Gesica Chaika, o Procurador Geral do município, Maycon Carlos , e o coordenador de Meio Ambiente , Diego Senn.