O governo de Mato Grosso aprovou o Plano de Manejo do Parque Estadual Ricardo Franco (PESRF), localizado em Vila Bela de Santíssima Trindade (522 km de Cuiabá), através do decreto Nº 705, publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (19). O documento é assinado pelo governador Mauro Mendes (UB), pelo chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (UB), e pela secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
O ponto turístico é uma área de proteção integral e tem 158.620,85 hectares do bioma amazônico. De acordo com o documento, o PESRF foi analisado e aprovado pelos técnicos da Gerência de Compensação Ambiental e Regularização Fundiária e a Coordenadoria de Unidades de Conservação, com parecer favorável da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).
A zona de amortecimento, ou seja, o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade, foi delimitada em um quilômetro, pela Sema, em concordância com a recomendação da empresa IGPLAN.
O texto completo do Plano de Manejo do Parque Estadual Serra Ricardo Franco será disponibilizado na sede do Parque e no site da Sema.
Em entrevista à Rádio Conti, a presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra de Ricardo Franco, Larissa Milani Zen, comemorou a aprovação do Plano de Manejo.
“Esse decreto para nós representa um alívio. Um avanço de uma luta que vem se estendendo há quase 30 anos e quem ganha é a população de Vila Bela, porque vai contemplar a preservação ambiental e a geração de emprego e renda, que era nossa grande preocupação”, declarou Milani.