Dengue:59 donos de imóveis já foram notificados em Cáceres
Por Diário de Cáceres
10/02/2013 - 17:17
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância e Saúde, começou a aplicar a 'lei do lote sujo', criada em dezembro de 2009.
O proprietário do imóvel onde agentes de saúde encontram 'lixo da dengue', como pneus, garrafas, latas, cascas de frutas, caixas dá água ou reservatórios descobertos e servindo de criadouro para o mosquito transmissor da dengue são notificados, orientados e, caso não limpem o imóvel, multados. A multa é de 1% do valor do imóvel.
O objetivo e exterminar focos de proliferação de mosquitos que transmitem e dengue e a febre amarela. Lotes sujos oferecem riscos à saúde pública.
Um total de 59 proprietários já foi notificado. Dentro de alguns dias, se a situação do imóvel não mudar, eles serão multados e além disto, responsabilizados criminalmente por colocar em risco a saúde da população.
O prefeito Francis Maris Cruz tem dito repetidamente em suas falas públicas que dengue é uma questão de educação e higiene. "A população é a grande responsável pela doença, na medida em que não cuida de seu imóvel, do seu lote ou do quintal de sua casa"-tem dito o prefeito.
No dia 02 a prefeitura com o apoio de órgãos públicos e iniciativa privada, assim como de clubes de serviços, realizou m grande mutirão em todos os bairros da cidade, recolhendo 500 toneladas de lixo. Três dias depois, num local onde havia sido retirados 19 caminhões, o lixo voltava a se aumular. "É lamentável"-afirmou o prefeito.
O Pronto Atendimento Médico de Cáceres está atendendo a centenas de pessoas com suspeita da doença, muitos casos confirmados. Está faltando soro para o atendimento e a cidade está a beira de uma epidemia da dengue.