Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Incêndio descontrolado mata animais e destruindo propriedades rurais em Cáceres (vídeo)
Por Pedro Silvestre e Viviane Petroli / Canal Rural
24/09/2024 - 19:17

O município de Cáceres decretou estado de emergência em decorrência ao clima seco e situações envolvendo incêndios

Um incêndio de grandes proporções no município de Cáceres (MT) vem se alastrando e consumindo áreas protegidas e propriedades rurais de dois assentamentos. Por lá, segundo produtores, inúmeros animais já perderam a vida. Diante da situação, o município decretou estado de emergência.

Cáceres está localizada na região centro-sul de Mato Grosso, região que detém a maior concentração bovina do estado.

O rastro de destruição deixado pelo fogo e muitos prejuízos ao meio ambiente e aos pequenos produtores dos Assentamentos Laranjeiras e Ipê Roxo, na zona rural da cidade, é desolador.

Ao Canal Rural Mato Grosso, o produtor Francisco Romão da Silva conta que a última chuva ocorreu no mês de abril.

 

“De lá para cá só seca. Muito extensa. Aí parece que o fogo vem com alta velocidade. A gente juntou um grupo e combateu ele na serra, mas não deu conta. Pulou pra fazenda e veio com tudo”.

 

 

A produtora rural Camila Silva Ormonde transformou a sua propriedade em uma base do Corpo de Bombeiros na região. Ela explica que a decisão teve como intuito tentar salvar os pastos das propriedades vizinhas e, principalmente, a sede de uma escola próxima.

 

 

“A gente tentou socorrer no máximo que podia para não acabar de passar para outras propriedades. Todo mundo se mobilizou. A população foi bem ativa, bem unida”, conta ela que chegou a perder 50% do seu lote.

incêndio em cáceres foto pedro silvestre canal rural mato grosso 1

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Animais padecem em meio à incêndios

O produtor Sebastião Rodrigues Paixão acordou por volta das três da manhã com o fogo quase invadindo a sua casa.

“Três e meia da manhã eu acordei com o fogo, que tinha pulado, e eu fui apagar. [Se não fosse uma força tarefa] perdia a casa também. O trem lá pegou fogo beirando a porta”.

Segundo o produtor, para escapar do fogo os animais arrebentaram a cerca da propriedade em busca de abrigo dentro do Pantanal, que também está sendo castigado pelas chamas. Muitos animais morreram e os que conseguiram retornar com vida agora tem o desafio de superar as sequelas provocadas pelas queimaduras.

Das 80 cabeças de gado que o produtor Sebastião possuía ele estima ter perdido em torno de 40 a 50 animais.

“Ou mais, porque tem mais doente. Ainda tem muita vaca machucada, fogo pulando a distância que estava 800 metros, um mil metros. Não tem como entrar no meio. Não dá para segurar o gado nessa hora. Ficou tudo doido. Foi arrebentando cerca e saindo. Não teve jeito. Agora não tem renda de nada, porque todo meio de ano e final de ano você poderia vender uns bezerrinhos. Agora não vou poder vender nada, porque não vai ter. Dá tristeza na gente. Muita tristeza é o sentimento”, diz ele ao Canal Rural Mato Grosso.

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...