A Centro-Oeste Airports (COA) concluiu o processo de internacionalização do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (MT). Com a publicação da Portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nº 15.900, de 29 de novembro de 2024, no Diário Oficial da União desta terça-feira (03), o empreendimento recebe autorização para operar voos comerciais internacionais, incluindo serviços aéreos regulares e não regulares, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privada.
Para obter a internacionalização, a COA cumpriu as exigências da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal, construindo novas estruturas para atender as demandas dos órgãos e adequando as áreas de embarque e desembarque e a área do processo de inspeção, inclusive com a aquisição de novos equipamentos. As melhorias fizeram parte do processo de modernização e ampliação do aeroporto, que recebeu investimentos totais de cerca de R$ 280 milhões. Com as adequações necessárias e a anuência dos envolvidos, as informações foram enviadas à ANAC na última quarta-feira (27), em processo aprovado e concluído com a publicação da portaria.
Sobre a novidade, Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, comenta: “É um momento muito importante para a economia, o turismo e toda a população de Mato Grosso. Trabalhamos intensamente para tornar o Aeroporto Internacional de Cuiabá mais confortável, seguro e eficiente, o que se concretizou com a conclusão das obras de ampliação e modernização e a consequente elevação da satisfação do público, que nos colocou como o quarto melhor aeroporto do País. Agora, com a anuência dos órgãos competentes, estamos prontos para receber voos internacionais, expandindo as possibilidades de conexão desse importante estado com diversos países do mundo".
O novo Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon
Entregue reformulado no início de 2024 – e oficialmente inaugurado em julho com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Ministro dos Transportes, Renan Filho; do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais –, o terminal de passageiros foi completamente modernizado e ampliado em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que tiveram aumento de 50% em seu espaço físico. A sala de embarque aumentou cerca de 39%, enquanto o saguão de embarque teve incremento de espaço de 21%. Já o embarque remoto cresceu aproximadamente 48%. Além disso, o empreendimento recebeu um novo mix comercial muito mais extenso, expandindo as opções de compras e serviços aos passageiros. E o resultado foi imediato: atualmente, o Aeroporto Internacional de Cuiabá ocupa a quarta colocação na lista dos mais bem avaliados do Brasil em pesquisa feita pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
“Com o término das obras, a implementação de uma robusta lista de novidades e todas as adequações necessárias para a internacionalização, a Centro-Oeste Airports celebra os resultados conquistados até aqui e continua trabalhando para entregar um aeroporto cada dia melhor. Ao oferecer uma estrutura completamente requalificada, disponibilizamos as condições necessárias para que as companhias aéreas possam expandir a oferta de destinos dentro e fora do País”, encerra Migliorini.
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias. A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 52 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 40 anos, com ampla experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.