É com pesar que comunicamos o falecimento do cacerense Adilson Domingos dos Reis, aos 76 anos, na madrugada desta terça-feira, 4. Ele sentiu fortes dores no peito e, apesar de ter sido conduzido imediatamente para o Hospital Quality, sofreu um infarto agudo do miocárdio na entrada da instituição, vindo a óbito às 02h50, antes de receber atendimento médico.
Nascido em 5 de julho de 1948, Adilson Reis trilhou uma carreira admirável como engenheiro civil. Ele contribuiu significativamente com Cáceres e o Estado de Mato Grosso, tendo se formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Filho de Raimundo Cândido dos Reis e Catarina dos Reis, ele deixa um legado de dedicação e profissionalismo à comunidade cacerense. Seus irmãos foram Amilton e Airton Reis (já falecidos) e Alba Maria.
Durante sua juventude, Adilson, fanático torcedor do Fluminense, foi um talentoso jogador de voleibol, atuando em equipes durante a época de ouro do esporte em Cáceres. Ele fez parte da seleção cacerense e da seleção mato-grossense universitária, jogando nas quadras do Humaitá, quando não tinha cobertura, e na praça Barão do Rio Branco, época de João Deluque.
Adilson era casado com a professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mirami Gonçalves Sá dos Reis. Juntos, tiveram três filhos: Adilmira Catarine Sá dos Reis, Adilson Domingos dos Reis Filho e Ana Paula Sá dos Reis. Ele também deixa os netos Luana, Lucas e João Felipe, e o genro Fábio.
Durante o primeiro governo Blairo Maggi, Adilson prestou grandes serviços ao Estado, presidindo a Cepromat e promovendo mudanças significativas no setor. Em Cáceres, atuou por vários oportunidades na Secretaria Municipal de Planejamento, em diferentes gestões. Era conhecido pelo seu acervo fotográfico e como historiador e palestrante. Era membro efetivo e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC)
Atualmente, Adilson ocupava o cargo de presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Foi um ferrenho defensor da ZPE, conhecendo nas minúcias o projeto e as potencialidades logísticas de Cáceres. A inauguração da ZPE está prevista para março, e infelizmente ele não poderá presenciar esse marco tão aguardado para a região. Tinha projeto de escrever um livro sobre a história da ZPE.
Adilson também se envolveu na política, contribuindo com seu conhecimento a diversas lideranças. Ele chegou a concorrer aos cargos de deputado estadual, prefeito e vereador.
A população de Cáceres lamenta profundamente a perda de Adilson Domingos dos Reis, uma personalidade marcante e de contribuição inestimável. Seu legado perdurará nas memórias dos que o conheceram e nas transformações que ele ajudou a concretizar.
O velório inicia às 15h na Capela da Pax Silva, localizada na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento ainda não foi divulgado pela família. Atualizaremos com maiores detalhes em breve.
É com sentimentos de gratidão e pesar que prestamos esta homenagem a um grande homem que fez de Cáceres um lugar melhor. Descanse em paz, Adilson Domingos dos Reis.