A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem intensificado o uso das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A proposta integra tecnologia e letramento, promovendo o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde os anos iniciais da educação básica.
Um exemplo prático dessa iniciativa é o trabalho desenvolvido pela professora Kilza da Silva Souza, da Escola Municipal Erenice Simão Alvarenga, que vem utilizando os Chromebooks em atividades de articulação com foco no reforço da leitura. A estratégia pedagógica tem ampliado o acesso dos estudantes aos chamados textos multimodais – que combinam diferentes linguagens, como imagens, sons e textos escritos –, contribuindo de forma significativa para a alfabetização e o letramento das crianças.
Em atividade recente, registrada em vídeo, (assista aqui), https://youtu.be/2J5BU-ZOnpE , uma aluna já demonstra avanços expressivos: consegue realizar a leitura de pequenos textos com apoio de imagens, escutar áudios relacionados ao conteúdo e interpretar o sentido das diferentes mídias. Além disso, está se familiarizando com a interface digital, aprendendo a navegar, clicar, interagir e tomar decisões no ambiente digital.
De acordo com o Assessor Pedagógico de Educação Digital da SME, Adson Seba, o uso intencional das tecnologias digitais tem potencial transformador. “Nosso objetivo é que a tecnologia não seja apenas mais um recurso em sala de aula, mas uma aliada real no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho da professora Kilza mostra como os Chromebooks, quando usados com intencionalidade pedagógica, contribuem para o desenvolvimento da leitura, do letramento multimodal e da autonomia dos alunos desde os primeiros anos escolares. É desafiador. Mas é possível!”, pontuou.
A Coordenadora Pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, também destaca os impactos positivos dessa articulação. “A integração entre tecnologia e ensino tem feito a diferença nas nossas práticas. Ver uma criança do 2º ano se apropriando dos recursos digitais e avançando na leitura é motivo de muito orgulho.”
Para o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, a proposta representa um avanço essencial na educação pública do município. “Tecnologia e letramento caminham juntos na Rede Municipal de Ensino de Cáceres. Estamos investindo na formação dos nossos professores, na aquisição de equipamentos e na construção de uma cultura digital nas escolas. Nosso compromisso é garantir um ensino público de qualidade, alinhado às transformações do mundo contemporâneo”, afirmou.