A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal estão concluindo a aplicação do Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes, ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
O instrumento tem como objetivo mapear o perfil de competências digitais dos educadores em todo o país, avaliando três dimensões principais: Ensino e Aprendizagem com uso de tecnologias digitais, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional. Essas dimensões se desdobram em dez saberes docentes, fundamentais para orientar as práticas pedagógicas.
O assessor de Educação Digital da SME, professor Adson Seba, explica que o autodiagnóstico representa um momento de reflexão para os educadores.
“É um instrumento de autoavaliação que evidencia potencialidades e fragilidades no uso pedagógico das tecnologias digitais. Ele fornece subsídios concretos para que o professor avance em sua formação e para que a gestão possa planejar políticas de apoio mais eficazes”, discorre Seba.
Fundamentado no Referencial de Saberes Digitais Docentes, o autodiagnóstico integra-se às diretrizes nacionais da Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) e da Política Nacional de Educação Digital (PNED). Em Cáceres, a SME solicitou a participação dos professores para obter dados que irão nortear o planejamento de formações continuadas e o fortalecimento da educação digital na rede.
A coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, destacou os benefícios esperados.
“Com os resultados, poderemos personalizar as formações de acordo com a realidade de cada professor e escola, promovendo maior intencionalidade pedagógica no uso das tecnologias e fortalecendo a integração curricular da educação digital”, prevê Luciana.
Para o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, o avanço é estratégico.
“O autodiagnóstico nos oferece um retrato atualizado das competências digitais docentes, permitindo planejar ações mais assertivas de formação e acompanhamento”, ressalta Piovesan.
Fransérgio conclui dizendo que a consolidação do Autodiagnóstico de Saberes Digitais é apenas o primeiro passo de um processo contínuo de fortalecimento da educação digital em Cáceres. “Para que os resultados se transformem em ações efetivas, a colaboração de todos os professores é fundamental”, observa.
Ainda há tempo de contribuir por meio do link: avamec.mec.gov.br/#/autodiagnostico.