Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Candidatos realizarão prova do Vestibular da Unemat neste domingo (30); prova inicia às 13 horas
Por Nataniel Zanferrari
29/11/2025 - 19:11

Foto: Hemília Maia

Neste domingo, 30 de novembro, os candidatos inscritos realizarão a prova do Concurso Vestibular 2026/1 para ingresso no primeiro semestre de 2026 na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 13 cidades: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. Participam da prova os candidatos que concorrem aos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina.

Participam do ingresso por histórico escolar os candidatos inscritos para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Agroindustrial, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Sistemas de Informação, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócios e Zootecnia.

Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.

 

PROVA

O seletivo por prova compreende duas fases: a primeira consta de quatro avaliações objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda fase constitui-se de prova de redação.

As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no domingo, 30 de novembro, com início às 13 horas e término às 18 horas, horário de Cuiabá.

 

FIQUE ATENTO

No dia da prova, os candidatos devem se atentar às exigências do edital: para a realização das provas, é necessário que o candidato apresente um documento impresso, oficial e original de identidade que contenha foto e, preferencialmente, impressão digital.

Para realizar a prova o candidato deve portar, além do documento, caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta preta ou azul, não porosa.

Não é permitido o uso de relógios, aparelhos eletrônicos e celulares dentro das salas de aplicação das provas, sob pena de eliminação.

As regras e itens permitidos e proibidos podem ser conferidos no Item 14 do Edital, que pode ser acessado clicando aqui.

 

INCLUSÃO

O edital prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de uso do nome social.

 

RESULTADO

O resultado final e a 1ª chamada serão divulgados no dia 30 de janeiro, com matrículas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. O período letivo terá início no dia 23 de fevereiro.

O cronograma atualizado de chamadas e matrículas pode ser conferido clicando aqui.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

 

COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública. As cotas para candidatos negros incluem pretos e pardos.

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Ao todo, são 117 vagas destinadas para indígenas, 588 vagas para estudantes negros,59 para pessoas com deficiência, 646 para demais alunos da rede pública e 940 para ampla concorrência.


 

DÚVIDAS

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.

Carregando comentarios...