Janeiro, período de férias e a casa sempre fica mais movimentada com a criançada, assim como as festas e consumo de bebidas alcóolicas. Foi pensando nisso, que a reportagem da Câmara de Cáceres conversou com Major Motti, da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cáceres. Ele deu dicas importantes para evitar acidentes domésticos e durante os passeios. Em Cáceres, uma das principais preocupações são as áreas de banhos no Rio Paraguai.
Segundo Motti, muitos banhistas se aventuram em águas profundas, e é aí que mora o risco. "Pessoas que não sabem nadar não devem se aventurar em locais fundos, de água corrente. Em águas onde já se afogaram outras pessoas. Onde se perde o contato com o solo, vem a correnteza, e o banhista não consegue retornar. Por isso, sempre use colete salva-vidas, cordas, boias, principalmente quem não sabe nadar", enfatiza o Major.
Somado a isso, há pessoas que fazem o uso exagerado de bebidas alcoólicas. Isso diminui os reflexos e deixa o banhista mais fadigado, elevando a situação de afogamento. “Dessa forma, faça o uso moderado de bebidas alcoólicas durante as festividades”, aconselha.
SALVAMENTOS

A pessoa que tenta salvar alguém que está se afogando, também pode virar vítima, se não souber as técnicas de salvamento.
"A pessoa em situação de afogamento entra em pânico e fica com uma força descomunal. Ela não raciocina. Quer se salvar de todo jeito. Nisso ela acaba levando o outro para o fundo", explica o Major.
Nessa situação, conforme Motti, o mais recomendado é jogar uma boia, um galho, uma garrafa pet fechada, qualquer coisa que a pessoa possa se agarrar e se acalmar.
EMBARCAÇÕES
Além dos afagamentos, há também os acidentes com embarcações, como jetskis. Nesses casos, Motti recomenda o uso de colete e velocidade segura, além do piloto não fazer manobras arriscadas.
Há também o risco dessas embarcações adentrarem em áreas de banhistas e provocar acidentes.
CRIANÇAS
Com relação aos acidentes domésticos, a atenção sempre se volta para as crianças, que ficam mais em casa no período das férias.
De acordo com Motti, o que mais gera acidentes é a falta de observação, de visualizar o que a criança está fazendo. "Essa visualização contínua é que previne os acidentes", afirma.
Dessa forma, os pais e responsáveis devem sempre estar atendo a locais em que as crianças podem subir em cadeiras e mesas.
Quem tiver piscina em casa, a atenção deve ser redobrada. "Sempre utilize segurança na piscina: ou faixa de cercado ou lonas firmes, que são próprias para piso, para proteger a criança", orienta.
Por fim, o Major Motti ressalta que, em qualquer situação de emergência, é só ligar para o 193, "que os Bombeiros estão 24 horas disponíveis para atender a população cacerense".