Prêmio vai certificar prefeitos empreendedores
Por Assessoria
14/02/2014 - 08:23
Sete consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso estão visitando as prefeituras do Estado para promover a 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Podem concorrer as prefeituras de todo país, bem como do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de março pelo site: http://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.
O objetivo da entidade é certificar os municípios que atuam na implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e ainda executam projetos destinados à consolidação e estímulo aos pequenos negócios.
Mato Grosso é terceiro lugar no ranking de premiações e teve a certificação concedida a cinco projetos. O Estado fica atrás de São Paulo, com nove projetos, e Paraná, com seis projetos.
Os projetos mato-grossenses certificados são nas cidades de Nova Marilândia, na gestão de José Aparecido dos Santos (2005/2006), Colíder, na gestão de Celso Paulo Banazeski (2009/2010), e Matupá, na gestão de Fernando Zafonato (2011/2012).
O município de Nova Marilândia é forte fornecedor de produtos avícolas para a Perdigão. Junto com a empresa, a prefeitura qualificou empreendedores e promoveu a formalização, o que gerou renda e emprego.
Já em Colíder, o gestor ampliou a fiscalização tributária, promoveu a regularização fundiária e ainda incentivou a cultura empreendedora com foco no desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios. Houve ainda a capacitação de fornecedores locais e servidores da prefeitura para atuar no programa de compras públicas.
CATEGORIAS -
Conforme o regulamento do prêmio, as prefeituras podem se inscrever nas categorias: Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos.
Zaíra Pereira, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, explica que os gestores precisam entender que o estímulo aos pequenos negócios traz melhorias aos municípios.
No começo do mês, ela esteve no Rio Grande do Sul para discutir o prêmio. Lá, percebeu que alguns projetos já estão inscritos e na região, merece destaque os projetos agrícolas, muitos ligados à piscicultura e pecuária leiteira, e no setor de turismo.
Em Mato Grosso, Zaíra acredita que os trabalhos estarão focados na implementação da Lei Geral e em atividades agrícolas. A meta do Sebrae em Mato Grosso é inscrever pelo menos 40 prefeituras. Até ontem, 26 prefeituras tinham feito a inscrição.