Professores são instruídos pela Gestão a não dialogar com os acadêmicos de Medicina
Por http://sosmedicinaunemat.blogspot.com.br/
09/10/2014 - 14:12
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No dia 07, os acadêmicos de Medicina da Unemat, em greve há mais de oito semanas, haviam marcado uma reunião com os docentes do curso, às 18h00m, no campus Cidade Universitária. Um dos objetivos da reunião seria esclarecer melhor, aos docentes, as pautas do manifesto da greve, para que todos tivessem maior clareza sobre as reais exigências dos alunos. Poucos professores confirmaram presença na reunião, mas nenhum compareceu à mesma. Os alunos esperaram no campus até próximo das nove horas da noite.
Ontem, 08, após Assembleia na Cidade Universitária, para discussão de assuntos referentes à greve, os acadêmicos se dirigiram à Reitoria da universidade, onde, na ocasião, ocorria uma reunião entre docentes, Coordenação do curso de Medicina e Reitoria. Os alunos chegaram no local por volta das 19h30m, e permaneceram lá até perto das 22h, quando a reunião foi finalizada. Docentes, Coordenação e Reitoria não deram a devida atenção aos acadêmicos, limitando-se a deixar o local.
Diante de tais atos, ficou explícito algo do qual os alunos já suspeitavam. A Gestão do curso está criando barreiras entre docentes e discentes, na tentativa de dificultar a comunicação entre os dois grupos, a qual seria de vital importância para a possível resolubilidade de algumas das pautas contidas no manifesto. A Gestão usa artifícios para modelar o pensamento dos professores, fazendo-os crer que os acadêmicos de Medicina adotam uma postura de oposição aos docentes. A situação chegou a um ponto em que a coordenação do curso começou a criar e articular situações não reais, como por exemplo, o pronunciamento de insultos que teriam partido dos alunos, sendo supostamente dirigidos aos professores. Esse tipo de atitude contribui para originar a referida barreira. Outro objetivo das reuniões entre acadêmicos e docentes seria esclarecer, justamente, que os alunos não estão contra os professores. Pelo contrário, querem unir forças para que o curso de Medicina da Unemat, em um futuro próximo, possa ser respeitado a nível nacional, sendo reconhecido por um ensino médico de qualidade.
É fato que a criação de rivalidades entre discentes e docentes não beneficiará nenhuma das partes. O diálogo, pelo contrário, beneficiará ambos os grupos. Se a Coordenação do curso se diz tão empenhada, comprometida e competente em solucionar os problemas vividos pelos acadêmicos, porque a mesma insiste em criar tais empecilhos?-perguntam os acadêmicos