PF de Cáceres apreende avião com drogas e incinera cocaína
Por João Arruda/Jornal Cacerense
18/07/2012 - 16:50
Mais 240 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidas por agentes da Policia Federal de Cáceres. A ação ocorreu no aeroporto do município de Nova Uburitã – Nortão de Mato Grosso – (região de Sorriso) porém a carga de cocaína teria saído do território boliviano, transportada em aeronave pilotada, segundo a PF, por um individuo conhecido no município de Cáceres, e que já teria sido preso em outras vezes pelo mesmo motivo, inclusive em 1999, quando foi flagrado com outras pessoas transportando drogas em avião.
O piloto, a droga, a aeronave e ainda outro homem acusado de trafico foram encaminhados a sede da Superintendência da Policia Federal em Cuiabá , onde foi lavrado ao auto de fragrante.
De acordo informações obtidas pela reportagem o Núcleo de Inteligência da Policia Federal vinha monitorando esse grupo há vários meses, pesava sobre o mesmo suspeita de atuação no transporte de drogas em larga escala para pequenas cidades do Mato Grosso, esses aeroportos de pouca movimentação visando driblar a fiscalização na área de fronteira. E, dali seguiam em caminhões para oo eixo Rio/São Paulo ou até mesmo para região Nordeste do país.
Há questão de duas semanas a PF de Cáceres com apoio de forças auxiliares de Mato Grosso que também atuam na área que faz divisa com o território boliviano efetuaram a apreensão de 324 quilos de cocaína, todos os tabletes exibiam uma espécie de “selo de qualidade” com inscrições em alto relevo com a iniciais – IN05 - , conforme observações dos agentes federais essa marca sugere ser a droga oriunda de cartéis colombianos, visto que comumente as apreensões de cocaina boliviana não tem esse preparo são feitas de maneiras rusticas e artesanais. Ainda nessa apreensão ocorrida na Fazenda Aguacerito, no município de Cáceres, a PF sustentou que era encomenda do grupo criminoso do Rio de Janeiro – Comando Vermelho -. Dois homens estão presos, e pelo menos mais tres já tiveram decreto de prisão emitido pela Justiça.
Nesta quarta (18) por volta das 16 horas, a PF de Cáceres incinerou 400 quilos de cocaína apreendida pela delegacia local. A queima do entorpecente se deu num dos fornos da Tanery do Brasil, situada no Distrito Industrial de Cáceres. Enquanto que a Delegacia de Policia Civil de Mirassol do Oeste, também situada na área de fronteira, há duas semanas efetuou a incineração de mais de 360 quilos de cocaína. A Delegacia de Mirassol do Oeste ao lado da PF e da Policia Militar tem se destacado na atuação a apreensão de drogas oriundas da Bolivia.(João Arruda)
RELEASE DA POLÍCIA FEDERAL:
Ação conjunta entre as Delegacias de Policia Federal de Cáceres e Sinop/MT, resultaram na apreensão de 245 kg de cocaína, além de uma aeronave CESSNA e uma camionete S-10. As investigações tiveram início em Cáceres/MT, que solicitaram aos Agentes lotados na Delegacia de Sinop que fizessem levantamento de uma pista clandestina situada numa propriedade particular no Município de Nova Ubiratã/MT. Os Agentes dirigiram-se ao local e realizaram os levantamentos solicitados através de fotografias, plotagem com GPS dos pontos/rotas de interesse, etc repassando todas informações à Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT.
Na data ontem, dia 17/07/2012, houve novo contato feito pelos Agentes de Cáceres, tendo sido solicitado a formação de equipe policial, para dirigir-se ao município de Nova Ubiratã/MT, com objetivo de manter-se em alerta para uma possível abordagem de aeronave que pousaria na pista anteriormente identificada. Na manhã de hoje, por volta das 10 horas, a aeronave suspeita foi detectada pelos sistemas da Aeronáutica, já em território nacional, sobrevoando a região de Nova Mutum/MT, e que este vôo tinha como origem a região fronteiriça Brasil/Bolívia e o pouso se daria no prazo de 20 a 30 minutos.
Logo após o pouso ocorrido na pista investigada, uma camionete S10 cor prata aproximou-se da aeronave, e o motorista com a ajuda de uma pessoa que acompanhava o piloto da aeronave, retiraram os pacotes e os transferiram para a picape, e, quando o motorista estava saindo da pista com a camionete, foi realizada a abordagem e constatada a presença dos pacotes contendo substância com característica de cocaína;
Três pessoas foram presas na operação,cujas iniciais são: E. C., M. G. S. e V. M. S. sendo todos conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Sinop para lavratura do flagrante, onde foram indiciados por tráfico de entorpecente, associaçao e tráfico internacional.