Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto "Quebrando Barreiras" oferece curso de Libras à comunidade
Por assessoria
24/07/2019 - 14:55

Foto: assessoria

A Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira, em parceria com a UNEMAT, através da professora, mestranda, intérprete de libras, Luciene Nascimento Cardoso, informa que já iniciaram as aulas de libras na referida escola acima citada.

O Projeto Quebrando Barreiras Construindo Comunicações dos Surdos, nos Espaços Educativos, numa Perspectiva de uma Escola Bilingue; é o tema adotado como registro principal e favorável para funcionamento das aulas.

 o projeto de libras desenvolvido pela mestranda Prof. Luciene, tem por objetivo principal, preparar e conduzir a comunidade a adquirir o conhecimento formalizado da língua, e por meio dela desenvolver a comunicação fluente entre as duas culturas (surdas, e ouvintes) e rompendo com os mitos. Tal aprendizagem é de suma importância, pois a mesma é a segunda língua oficial do nosso país.

Esse projeto de ensino de libras na escola é divulgado na página do SIEC pela sigla IV ESE que significa Encontro de Surdos na Escola, pois esse será o quarto encontro que realizamos nas datas de 26 de setembro que é o dia nacional dos surdos.

O trabalho realizado na escola através deste projeto iniciou-se em 2016, com a chegada da professora pedagoga, intérprete de libras que foi lotada nesta instituição.

A mesma ao começar seu trabalho de intérprete na sala de aula do nono ano, percebeu que todos os colegas do aluno surdo” Lucas Emanuel da Silva” tinham dificuldade de comunicar, pelo fato do mesmo ser surdo; sendo assim no ano de 2016 tivemos a primeira turma de alunos que aprenderam libras com intuito  de comunicar com o Lucas;’ diz a professora.

Em 2017 o projeto teve uma visão maior, abriu-se vagas para alunos, professores, funcionários da escola Demétrio.

Em 2018 o projeto expandiu mais ainda, conseguimos parceria com a UNEMAT, foram abertas vagas para alunos do Demétrio e de demais instituições, professores, todos e qualquer funcionário da área da educação, funcionário da área da saúde, policiais, famílias de surdos, e acadêmicos em geral. O desenvolvimento das aulas parte dos recursos manuais da imitação dos sinais, também com a presença de pessoas surdas, sendo esses essenciais para aprimorar os conhecimentos dos cursistas e dar uma preparação para desenvolver a comunicação cotidiana.

Enfim os resultados foram surpreendentes, significativos e de bom retorno para a sociedade, o mais interessante deixo aqui registrado, “as aulas são gratuitas com vagas limitadas, ensino de qualidade, aulas dinâmicas e prazerosas e feitas com muito amor.

Quero ensinar libras até o final da minha vida, pois aprender esta língua fez a diferença na minha vida, e acredito que aqueles que quiserem aprender com dedicação e enxergar alibras não ´só como espaço visual, más conseguir exprimir a mesma com o coração.

Hoje no curso de libras, estamos atendendo alunos de 5 municípios, são eles: Caramujo, Mirassol D Oeste Curvelândia, Lambari Doeste e Porto Esperidião.

Carregando comentarios...

Cidades

Ciopaer MT terá UTI`s aéreas

22/07/2019 - 08:52