Com base na temática “Intensificação sustentável em sistemas de produção”, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) realiza durante toda esta semana, em Cuiabá-MT, o 37º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). No evento consolidado como o mais importante congresso da área no país, o pesquisador e doutor em Ciência do Solo, Milson Evaldo Serafim, professor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, realizou palestra com resultados de estudos sobre propriedades do solo em ambientes de alta produtividade de soja.
O trabalho abordado durante a abertura do simpósio sobre Impacto do Manejo na Qualidade do Solo, nesta segunda-feira (22.07), integra resultados de pesquisa de pós-doutorado realizado pelo pesquisador do IFMT no Centro de Gerenciamento e sequestro de Carbono, Carbon Management and Sequestration Center (C-MASC), da Universidade do Estado de Ohio, Ohio State University, nos Estados Unidos.
Durante o simpósio, Serafim apresentou resultados para variáveis químicas, físicas e biológicas do solo levantados em estudo realizado em áreas de alto rendimento de soja na Região Sul do Estado de Mato Grosso. Entre as constatações, a pesquisa comprovou que valores de propriedades do solo nas áreas estudadas correspondem a um ambiente com funcionamento ecológico do solo adequado.
"Nesse trabalho foram amostrados 65 talhões comerciais, situados em áreas de Latossolo e observada, por exemplo, uma convergência entre níveis adequados as propriedades biológicas do solo e as altas produtividades de soja. Foi comprovada a hipótese de que o manejo conservacionista do solo estimula a sua qualidade física, química e biológica, que por sua vez reflete em ganhos de produtividade", explica Serafim.
Para o pesquisador, as contribuições dos estudos científicos estimulam as discussões do congresso no sentido de enfatizar a relevância das práticas de manejo do solo no sistema de plantio direto, visando estimular o uso sustentável do solo e a possível sustentabilidade da produção agrícola.