Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Onça-pintada e arara azul sob ameaça de extinção
Por Aline Almeida
15/09/2020 - 19:56

Foto: reprodução

Maiores símbolos da fauna brasileira, onça-pintada e arara azul podem ser extintas do território mato-grossense. Dois refúgios destes animais, localizados no Pantanal de Mato Grosso, não escaparam das queimadas que atingem o bioma há mais de 50 dias. Localizado em Poconé, Parque Estadual Encontro das Águas, com a maior população mundial de onças-pintadas, teve 71% da área queimada. A estimativa é que 80 onças vivam na região. Na fazenda São Francisco do Perigara, em Barão de Melgaço, mais de 80% dos 25 mil hectares foram atingidos. A área é refúgio de mais de 700 araras azuis.

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) confirma que a área total do Parque Estadual Encontro das Águas é de 108 mil hectares, o que equivale a mais de mil quilômetros quadrados. O fogo, que ainda continua, já queimou 77 mil hectares. A pasta pondera que a estimativa é que no local tenham 8 onças por 100 quilômetros quadrados. O número resulta da abundância de presas e qualidade do habitat. “Precisar a quantidade exata não é possível porque as onças transitam por toda a região”, diz Sema.

 

Presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes é quem coordena o monitoramento de ninhos do Projeto Arara Azul na fazenda São Francisco Perigara. Apesar de o fogo ter sido contido no local no final do mês de agosto, a professora revela que os danos ao refúgio podem ser irreversíveis, inclusive com impactos a longo prazo. Ela informa que, na próxima semana, o grupo estará no santuário para monitorar prejuízos. Mas afirma que a área de alimentação e ninhos foram atingidas.

 

Neiva explica que, na sede da fazenda, há uma concentração de palmeiras que se transformou num ponto tradicional de dormitório das araras azuis e papagaios. Esse local foi cercado e protegido há mais de 60 anos pelo pai das atuais proprietárias. “A propriedade acabou virando um refúgio, que é único no mundo, porque dezenas de araras-azuis se reúnem no local. Com certeza, as próximas gerações destes animais serão afetadas por conta da queimada”, complementa.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine de Cáceres hoje,15

15/09/2020 - 07:32