Os donos dos cães que participarão da 2ª Cãominhada, promovida pela Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) têm só mais esta semana para inscrever seus animais de estimação. As inscrições na Mondo Cani e na Panvet irão até o dia 5 de junho, véspera da Cãominhada, e custam 15 reais por cão. É preciso apresentar a carteira de vacinação em dia no ato da inscrição. Os cães inscritos concorrerão a brindes durante a Cãominhada, e ganharão, cada um, uma bandana.
A concentração para a 2ª Cãominhada será às 16h, na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao cais, no dia 6 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. Os cães deverão usar coleira com guia; os que apresentarem algum tipo de agressividade, independente do tamanho, deverão usar focinheira de tela; e as cadelas no cio não poderão participar.
A AAAC ainda aguarda liberação da prefeitura de Cáceres para a comercialização de camisetas, hot dog, docinhos, água e refrigerantes durante o evento. “A AAAC, apesar de não ter fins lucrativos e desenvolver um trabalho de utilidade pública, sem ajuda e apoio governamental, paga uma taxa no valor de cerca de 150 reais para conseguir esta permissão mais a do pit stop que faremos no dia 30. As vezes que pedimos isenção, como em pit stops anteriores, o pedido foi sempre indeferido”, explicou a presidente da AAAC, Katllen Karitas.
O evento que integra as ações da Semana Mundial do Meio Ambiente em Cáceres é mais que ‘um passeio de cães’: os organizadores da Semana Mundial do Meio Ambiente e da 2ª Cãominhada entendem que o cuidado com os animais faz parte do convívio ambiental e precisa ser regido por preceitos éticos. Esclarecem que o propósito da Cãominhada é difundir cuidados de saúde, higiene, castração e posse responsável dos animais, além de chamar a atenção para as causas que envolvem todos os animais. Na ocasião, serão distribuídos materiais educativos, como na edição anterior.