A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (15), por unanimidade, o relatório do deputado Adilton Sachetti (PSB-MT), favorável à aprovação dos Projetos de Lei 6413/2013 e 6414/2013, de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), autorizando o Poder Executivo a instituir campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cáceres e em Juara.
Ao defender a tramitação da matéria, o relator destacou os avanços decorrentes da expansão universitária. “A instituição dos novos campi facilita o acesso à formação universitária, promove a expansão dos cursos e também o maior preparo do jovem para o mercado”.
Na justificativa aos projetos, Nilson Leitão lembrou que “A ampliação da oferta de ensino superior à população gera conhecimento científico e tecnológico necessário à prosperidade e ao bem-estar a todos”.
Os projetos foram protocolados por Nilson Leitão, na Câmara, em outubro de 2013 e por não cumprirem o rito de discussão em todas as comissões, acabaram arquivados ao fim da legislatura passada. Em fevereiro passado, no entanto, o deputado Nilson Leitão pediu o desarquivamento e os projetos foram novamente distribuídos às comissões.
Com a aprovação na CTASP, a matéria segue para análise na Comissão de Educação e depois para Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.