A partir de hoje,15, até o dia 15 de setembro as queimadas estão proibidas em Mato Grosso. A medida restringe o uso do fogo na zona rural. Nas áreas urbanas as queimadas estão proibidas durante o ano todo. A restrição é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar ampliam as ameaças de incêndios de grandes proporções.
A analista de meio ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz no combate a incêndios. “Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios que têm causa de natureza humana e a propagação de incêndios que não podem ser evitados”, ressalta a analista.
Quem for flagrado ateando fogo durante esses dois meses será multado. “O valor varia de acordo com a área atingida. O valor mínimo da multa é de R$ 1.000,00 por hectare, podendo chegar até R$5.000,00. Além disso, quem descumprir a restrição pode perder os incentivos e benefícios fiscais e ficar em reclusão por até quatro anos”, informa Lucélia.