A gente segue na vida, meros mortais, entre erros e acertos, permeados de fatos que nos fazem alegres, tristes. Emocionam, provocam nossa ira. Mas de tudo, fica algum ensinamento. Eu ia escrever um artigo sobre a reforma da nossa Praça Barão do Rio Branco, de onde foi tirada a banca de revistas. Por determinação do IPHAN. Lei é lei, e eu fico pensando no lema “pátria educadora”, que deveria deixar a banca, incentivar a leitura e cuidar do casario do Centro Histórico que está desmoronando e ainda cai na cabeça de um. Isso sim exige celeridade.
Bom, mas mudei meus planos. Cresci numa pequena cidade no interior de São Paulo, chamada Reginópolis, onde está um pedacinho do meu coração e muito das minhas lembranças. E eis que acordo com um convite para participar do grupo “Anos Dourados/Regipa”. Quando criança e até adulta, até poucos anos antes dele partir, via meu pai, todos os anos, viajar para São Carlos onde se reunia com seus colegas do secundário. Agora, estamos nós, “jovens” reginopolenses, organizando o nosso primeiro encontro. Fiquei emocionada e ansiosa. Quanta bagagem e emoção a ser compartilhada! Quanta saudade pra matar em abraços apertados e sinceros.
Vivemos naquela cidade a amizade pura e verdadeira, era como uma grande família onde as pessoas se ajudavam. Cadeiras nas calçadas, cordialidade, troca de receitas de sobremesas... troca de segredos entre nós, meninas. A vida seguiu seu curso, cada um procurou seu caminho. O meu me trouxe a Mato Grosso há 28 anos. Em Cáceres fiz novas e sinceras amizades. Desde pequena sempre soube que uma amizade verdadeira vale muito mais que um bem material. Algumas situações que vivi só comprovaram isso. Dezenas de pessoas foram fundamentais para que tudo corresse bem. Pude sentir a energia, o carinho e o desejo desses amigos para que tudo se resolvesse.
Vou voltar pra minha terra para um encontro de amigos. Vou falar da minha vida, de todos esses anos de ausência, e vou ouvir também sobre a vida deles. Vamos relembrar passagens, apelidos, rir, chorar. E celebrar esse sentimento que com certeza fará dezenas de nós percorrer longas distâncias para, simplesmente, viver a alegria de reencontrar pessoas que queremos bem!