Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em apenas 10 dias, vândalos destruíram 83 hidrômetros do SAEC
Por Jornal Expressão
21/09/2015 - 11:31

Foto: ilustrativa

Oitenta e três hidrômetros foram danificados e saqueados em menos de 10 dias, em Cáceres. Os maiores danos foram registrados no bairro Joaquim Murtinho: 52 aparelhos destruídos e saqueados. Outros 31 foram quebrados e abandonados em vários pontos da cidade, como nas ruas Padre Cassimiro e Coronel José Dulce.  A ação deixou centenas de consumidores sem água durante várias horas. A direção do Serviço de Água e Esgoto em Cáceres (SAEC) recorreu à polícia. Além dos transtornos pelo desperdício de água, a empresa estima prejuízo de R$ 15 mil com a substituição dos aparelhos.
 
 A SAEC atribui o fato a ação de vândalos. Porém, não descarta possível retaliação de consumidores, insatisfeitos com o mutirão de corte, realizado nos últimos dias, que já suspendeu o fornecimento de água em mais de 2 residências. “A hipótese mais provável é de que seja ação de vândalos, mas também não podemos descartar a insatisfação de consumidores. Coincidentemente, a quebradeira e os saques começaram, após o mutirão” afirmou o coordenador Paulo Donizete, lembrando que, no início do mutirão havia 4.500 consumidores inadimplentes e hoje esse número caiu para 2.600. 
 
Donizete informou que foi registrada Ocorrência Policial e a prefeita, em exercício, Eliene Liberato Dias, manteve contato com o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil, solicitando empenho das autoridades para conter a onda de vandalismo.
 
A direção da SAEC informa que existem cadastrados no sistema 21.600 ligações. Desse total, cerca de 15%, equivalente a 4.500 consumidores, são inadimplentes. E, que 70%, equivalente a 14.700 pagam taxa mínima de R$ 16,60.  Revela que, apesar do baixo custo, pelo menos, 20% dos consumidores que tiveram o fornecimento de água interrompido, permanecem cortados.  Apesar da capacidade de produção da Estação de Tratamento ser a mesma, há vários anos, somente, neste ano, de acordo com a direção, foram realizadas mais 1.600 novas ligações.
 
O coordenador explica a falta de água em alguns pontos da cidade. Donizete diz que, no período do rio com baixo volume de água, como atualmente, a bomba de captação começa mandar menos água para Estação de Tratamento (ETA), em razão do desnível do local de captação com a ETA. Além disso, segundo ele, nesse período é registrado aumento do consumo, devido ao forte.
 
Diz que, no entanto, a SAEC está realizando algumas alterações no sistema para sanar a situação. Como por exemplo, a substituição da bomba de captação de 30 litros por segundo por uma de maior potencia: 33 litros por segundo. E, além disso, diz que estão sendo recuperados três poços artesianos: 1 do bairro Jardim Padre Paulo, 1 da Cohab Nova e outro do bairro Santo Antônio. No bairro Vitória Régia, segundo ele, está sendo implantado um novo buster.  

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/09/2015 - 11:21
Artigos

FEX, a luta continua...

19/09/2015 - 09:44
Artigos

Ser Fit Ou Ser Saudável?

19/09/2015 - 09:13
Polícia

Segurança na fronteira une estados

19/09/2015 - 08:42
Política

TJ nega HC a Silval e ex-secretários

19/09/2015 - 08:33