Lista confirma fuga de assaltantes de banco, traficantes e homicidas
Por Midianews
24/08/2012 - 11:00
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) divulgou, no início da noite de quinta-feira (23), a lista oficial dos presidiários que fugiram em massa da Penitenciária Central do Estado, na última segunda-feira de madrugada, após a explosão de um muro.
Na lista, estão quatro presos que pertencem a quadrilhas que atuam na modalidade “Novo Cangaço”, conforme o MidiaNews havia antecipado.
Além dos líderes Sílvio César de Araújo, o “Cabelo de Bruxa”, de 37 anos, e Sérgio Nunes da Silva, o “Lacraia”, fugiram também Clóvis da Silva Veiga, Fernando Cícero de Oliveira Mendes, que também usa o nome de Cícero Fernando Santiago Neto.
Os demais, dezoito foragidos estavam presos por roubo, furto e tráfico de drogas, além de homicídios.
Dos dez integrantes da quadrilha do novo cangaço presos pela Polícia Civil em janeiro do ano passado, somente os quatro estavam presos. Um quinto integrante do bando, Sinval Machado Xavier está solto e estaria dando apoio na fuga, confirmando as suspeitas que a fuga foi patrocinada pela quadrilha.
Sinval foi visto na madrugada de ontem, num dos dois carros abordados por PM´s, na Rodovia Emanuel Pinheiro, próximo do Portal do Inferno, junto com mais cinco fugitivos.
A divulgação da lista contraria também a Secretaria Adjunta de Gestão Penitenciária que informou, horas após a fuga, que não havia integrantes do crime organizado no Raio 3, pois os presos de maior periculosidade ficam recolhidos no Raio 5.
A lista dos 22 foragidos – e não 26 – foi divulgada três dias depois.
Conforme a direção da Penitenciária, 35 presos fugiram na ocasião e 13 foram recapturados em seguida, restando como foragidos 22.
“O número confirmado de fugitivos é menor do que foi anunciado em seguida a ocorrência, ocasião em que dados parciais apontaram a fuga de 39 presos. Todos os fugitivos são do raio 3, setor onde se concentram os praticantes de furto e roubo”, diz a nota.
A contagem alcançou a totalidade dos 1918 presos da unidade distribuídos nos cinco raios e dois módulos. A realização do trabalho foi manual. A Sejudh informa que se encontra em trâmite final a parceria com o Ministério da Justiça para implantação na PCE de programa de dados semelhante ao utilizado nos presídios federais. Aguarda-se para as próximas semanas a vinda dos técnicos para o treinamento da equipe de Mato Grosso.
A lista se completa com Adriano Vieira da Silva Menezes, que cumpre pena por homicídio e tráfico em Alta Floresta.
Investigações
A Policia Civil deverá designar um terceiro delegado para a Gerência de Combate ao Crime Organizado e ficará sob sua responsabilidade as investigações da fuga em massa da Penitenciária Central do Estado.
Segundo o diretor geral da Polícia Civil, delegado Anderson Garcia, o delegado Gianmarco Pacolla ficará encarregado de presidir e investigar as denúncias de supostas irregularidades na licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a pedido do secretário de segurança pública.
Ele destacou que o delegado titular Flávio Stringueta está atuando em investigações especiais e é necessário ampliar o quadro de delegados para casos que tem o clamor social.
Gianmarco Pacolo está à frente de dois casos que exigem dedicação exclusiva, sendo impossível atuar nos dois casos ao mesmo tempo.
“Vamos procurar em nossos quadros um delegado para dar continuidade nas investigações da fuga na Penitenciária, o mais rápido possível, pois a sociedade quer uma resposta rápida para o caso”, informou o diretor-geral.
Confira a lista oficial dos foragidos:
Adriano Vieira da Silva Menezes - homicídio
Edmar Oliveira Soares - roubo a mão armada
Kelton Richer da Silva Freitas - roubo e homicídio
Kelves Gonçalves da Silva - receptação, homicídio, tráfico e associação ao tráfico
Renan Gonçalves de Oliveira - homicídio
Diego Alessandro Garcia Costa - homicídio, roubo e furto
Sérgio Nunes da Silva - homicídio, roubo, Posse irregular de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo e munição
Ederson Gomes da Conceição - homicídio, roubo, tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma ou munição de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo e munição de uso proibido ou restrito
Matuzalem Martins da Silva - roubo e furto
Ceclienio Lourenço de Araújo - homicídio e roubo
Josimar Ribeiro da Silva - roubo, porte ilegal de arma ou munição de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo e munição de uso proibido ou restrito
Márcio Roberto Neves Ribeiro - homicídio
André Luiz Dias - roubo e porte e tráfico de drogas na comarca de Goiânia e roubo na comarca de Cuiabá
Julio Cézar Alves Ferreira - homicídio, roubo e porte ilegal de arma ou munição de uso permitido
Allan Ramos da Silva - roubo, furto, receptação e apropriação indébita
Marcos Sabas Alves Ferreira Júnior - homicídio e roubo
Clóvis da Silva Veiga - roubo
Silvio Cézar Araújo - roubo, receptação, estelionato, falsificação de documentos, associação a quadrilha ou bando para cometer crimes, cárcere privado e uso de documento falso
Fernando Cícero de Oliveira Mendes ou Cícero Fernando Santiago Neto - roubo e associação a quadrilha ou bando para cometer crimes
Adriano Amorim - roubo
Wellington da Costa Santos - tráfico de drogas
Andrezinho da Silva - roubo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido