Prefeito reeleito disse também que não admite "malandros" na sua gestão
Reeleito prefeito com a maioria absoluta dos votos (22.372), Francis Maris Cruz (PSDB) recorre a um ditado popular para afirmar que o atual secretariado deverá ser mantido, em sua segunda gestão: “em time que está ganhando não se mexe”; ele prevê que o doutor Leonardo, seu parceiro na campanha, deverá ser o “ futuro deputado federal”; diz que “não podemos deixar que malandros, corruptos assumam a prefeitura de Cáceres” e afirma que espera maior apoio do governador Pedro Taques, em seu mandato. Veja no quadro “Entrevista da Semana”
Jornal Expressão (J-E) – O que a população pode esperar do prefeito reeleito Francis Maris. Quais as prioridades em sua segunda gestão?
Francis – Dar continuidade aos projetos em andamento; informatizar todas as secretarias, departamentos e unidades municipais para melhorar a gestão; colocar rastreador em toda frota para economizar, controlar e ter gestão; promover regularização fundiária através de projeto de georreferenciamento; construir / reformar postos de saúde; adquirir dois consultórios móveis médico-odontológicos, para atender a zona rural; ônibus para Secretaria de Saúde a fim de servir o setor de Tratamento Fora de Domicílio – TFD, para levar pacientes a consultas com médicos especialistas que não temos em Cáceres, exames, cirurgias de cataratas entre outras; Construir UPA – Unidade de Pronto Atendimento e uma unidade de Oficina Ortopédica; adquirir equipamentos de saúde, inclusive um equipamento de ultrassonografia; projetar/construir perimetral com o seguinte traçado: projeto Via Perimetral de Cáceres, inicia-se na MT-343, na altura da Fazenda Girau passando pelo bairro Lobo em frente ao Centro Terapêutico da ABENE/I.E.A.D até o Portal Temático de Cáceres; desse ponto segue por traz do Bairro Santo Antônio até a ZPE-Zona de Processamento de Exportação/Distrito Industrial de Cáceres/IFMT; daí vai até a Ponte Marechal Rondon onde interliga com a Avenida Castelo Branco dando acesso ao Porto de Cáceres / Rio Paraguai; iluminar todas as avenidas com lâmpadas LED, que visa à economia de energia elétrica; por meio de Emendas Parlamentares: asfaltar as principais ruas e avenidas dos bairros de Cáceres e trocar pontes de madeiras por pontes de concreto.
(J-E) – Até agora o senhor é o único prefeito reeleito, de cidade polo, apoiado pelo governador Pedro Taques (PSDB). O senhor pretende usar isso como moeda de troca para canalizar recursos para Cáceres?
Francis – Cáceres é um dos 100 municípios mais pobres do Brasil (população acima de 80 mil – baixa arrecadação de impostos); somente 30% dos contribuintes pagaram o IPTU/2016; não temos indústrias para gerar empregos e impostos; temos mais de 15 mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Quando decidi filiar-me no PSDB foi pensando no Município de Cáceres que precisa de ajuda dos governos Estadual e Federal para realizar as obras de infraestrutura necessárias para o desenvolvimento. Portanto, nunca esperamos tanto a ajuda e apoio do Governador como agora.
(J-E) – Tanto o senhor quanto o Deputado Dr. Leonardo foram bastante criticados pela união. Surtiu efeito, em termos de votos, essa união? Como o senhor avalia essa situação?
Francis – Política se faz com união e todas são sempre bem-vindas. Dr. Leonardo é um importante líder político de nossa região, futuro deputado federal, assim como o ex-deputado Airton Português, todos os apoios são importantes. Temos certeza que cada vez mais o deputado Dr. Leonardo ajudará Cáceres com emendas parlamentares e projetos que venham viabilizar o desenvolvimento de nossa cidade, melhorando assim, a vida dos nossos munícipes.
(J-E) – Na articulação que resultou na união do Deputado Dr. Leonardo com o senhor, está o projeto político de 20 anos por Cáceres, que consiste no seu apoio à candidatura a deputado federal do Dr. Leonardo. Isso está mantido agora que o senhor foi reeleito?
Francis – Sim. Com toda certeza. Política se faz com confiança e projetos estratégicos para o futuro de Cáceres. E foi pensando nisso que efetuamos essa aliança, por pensamento comum. Não podemos deixar que malandros, corruptos (pessoas descomprometidas, com segundas intenções em detrimento da população) assumam a prefeitura, porque aí todo o nosso esforço, dedicação para combater a corrupção (os erros e desvios de conduta e de personalidade) dentro da prefeitura, serão prejudicados, irão acabar (se esfacelar). Temos que formar novos líderes comprometidos com a honestidade, com o bem público, com a real intenção de buscar a melhoria da gestão como um todo, pois é através deste caminho que os atos refletirão diretamente na melhoria da vida de cada cidadão cacerense.
(J-E) – Turismo, Saúde, Educação é o tripé de identificação de Cáceres como polo prestador de serviço. Como fortalecer esses setores?
Francis – TURISMO: Temos que concluir o Centro de Convenções, que será um importante meio de fortalecimento de turismo de negócios. Fortalecer o turismo de contemplação fotográfica em parceria com as agências de turismo local. EDUCAÇÃO: Fortalecer cada vez mais o município como polo educacional e estruturar toda parte física das unidades escolares e melhorar o IDEB. SAÚDE: Ampliar o atendimento da atenção básica de saúde com instalação e funcionamento de mais PSFs nas áreas que ainda não são atendidas, inclusive com construção de UBS própria, evitando as despesas com aluguéis, além de ampliar os serviços médicos de maior complexidade, fazendo gestão para despertar interesse de grandes laboratórios e clínicas de diversas especialidades médicas a se instalarem em Cáceres.
(J-E) – No primeiro mandato, o senhor priorizou em seu staff pessoas até então desconhecidas da sociedade cacerense. Haverá mudanças? Quais serão os critérios que o senhor irá adotar agora?
Francis – Em time que está ganhando não se mexe. As escolhas efetuadas não advieram de “ser conhecido ou não”, mas do que tecnicamente aquele que foi escolhido é capaz de fazer, de gerir, de realizar em prol da coletividade. Nossa gestão deu certo. A prova disto é a eleição e os votos da população. Ninguém é insubstituível e sempre que necessário poderemos trocar, sempre com perfil técnico e ético, mas o que não se pode deixar de salientar que cada qual desenvolveu e continua desenvolvendo seu papel fundamental em cada um dos setores da administração com presteza.