Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aniversário do Gefron será celebrado com homenagens
Por redação
07/03/2017 - 07:31

Foto: arquivo

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) completa 15 anos de existência no próximo dia 15 de março e, para celebrar a data, diversas atividades serão realizadas. Durante uma semana, a história da unidade, os seus trabalhos e resultados serão lembrados. 

As atividades começam na quarta-feira (08.02) na Base da unidade, em Porto Esperidião (a 358 km de Cuiabá), com uma homenagem aos ex-comandantes e policiais que encerraram a carreira militar na unidade.

Para o comandante do Gefron, tenente-coronel Jonildo de Assis, esta ação representa o reconhecimento da tropa pelo esforço e pelos serviços prestados pelos militares, diante das dificuldades enfrentadas pelo grupo. “Este é um justo reconhecimento do Gefron pelos serviços prestados por esses policias que se dedicaram prontamente durante anos na unidade e que mesmo diante das dificuldades e adversidades não esmoreceram e se mantiveram na luta apresentando resultados até o final de suas carreiras”, disse Assis.

Nos dias 10 e 11, uma guarnição deve registrar presença na 5ª edição da Caravana da Transformação, em São José dos Quatro Marcos (a 343 km da Capital). A proposta é informar a população sobre as ações da unidade nos 983 km de fronteira do Estado e apresentar os resultados históricos obtidos nos últimos anos com relação a apreensões de drogas e veículos. 

Além disso, o fardamento, armamento e a história da unidade também serão expostos. “É uma oportunidade ímpar para que a gente possa divulgar nossos trabalhos e também apresentar o resultado do nosso trabalho à sociedade”, falou o comandante do Gefron.

No dia 14 de março será realizado um evento no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás em Cuiabá, para homenagear membros da sociedade civil, policiais e líderes de instituições parceiras. Eles receberão a medalha “Mérito Policial de Fronteira”. A honraria é um reconhecimento àqueles que auxiliaram e contribuíram com as operações na faixa de fronteira. Ao todo, 63 pessoas serão homenageadas.

Torneio

O stand de tiro do Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro (BPFron) em Cáceres (a 250 km de Cuiabá) receberá 60 representantes das forças de segurança brasileira e boliviana para um torneio amistoso de tiro. A competição vai dispor aos concorrentes desafios com a utilização do armamento utilizado pela tropa de fronteira em diversos níveis de dificuldade os vencedores serão contemplados com medalhas e troféus. O objetivo do encontro é integrar as forças policiais.

Gefron

O Grupo Especial de Fronteira foi criado em 13 de março de 2002 por meio do Decreto Estadual n° 3.994 com o objetivo de apoiar os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia dentro do Estado de Mato Grosso.

Em 15 anos de atuação contínua com barreiras móveis e fixas, operações e patrulhamento nas estradas oficiais e vicinais o Gefron retirou de circulação armas e munições, apreendeu toneladas de entorpecentes, matérias de contrabando e de crimes ambientais e recuperou centenas de veículos.

Balanço

Três mil novecentos e cinquenta quilos de entorpecentes foram apreendidos pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) no ano de 2016. O número é Balanço

44,9% maior que o ano de 2015, quando foram apreendidos 1.770 quilos.

No acumulado de apreensões em 2016, foram 202 veículos, 60 armas de fogo, 2.586 munições e 58 prisões por mandados. Além disso, também foram apreendidos mais de R$ 232 mil e US$ 387 mil, valores sem comprovação de origem.

Para o comandante do Gefron, tenente coronel Jonildo de Assis, isso é resultado de muito trabalho e planejamento. “Esse número mostra o empenho da nossa tropa e a dedicação do nosso efetivo. Avançamos muito no ano passado e esses resultados são reflexo desse trabalho”.

 

 

Carregando comentarios...

Política

Deputado Leonardo: "ZPE é uma realidade"

06/03/2017 - 09:31