Mais de 1.200 profissionais da Segurança Pública serão capacitados para Copa até 2014
Por
24/04/2012 - 17:50
Policiais militares, civis e bombeiros de Mato Grosso estão sendo capacitados, desde o mês de fevereiro deste ano, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Rede de Ensino a Distância (EAD), para atuarem na Copa do Mundo de 2014. A meta é formar mais de 1.200 profissionais da segurança pública de Mato Grosso na capacitação por Ensino à Distância.
A capacitação, que segue até dezembro de 2013, é uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).
No Brasil, 53 mil profissionais de segurança pública serão capacitados para atuarem na Copa do Mundo por meio da Rede de Ensino à Distância. Desse total, 1.260 vagas foram destinadas para Mato Grosso, sendo que 663 são para Polícia Militar, 301 para a Polícia Judiciária Civil e 296 para o Corpo de Bombeiros Militar.
Foram definidos 20 cursos EAD com a certificação voltada para Copa, divididos em disciplinas gerais e específicas para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.
Além da capacitação via internet, o Ministério da Justiça criou mais 20 cursos presenciais, um para cada área temática, que serão ministrados nas academias das instituições de Segurança Pública do Estado e de outras unidades da federação.
Os participantes se dividirão em três categorias: especialistas, multiplicadores (que serão qualificados para treinar outros profissionais e também para atuar ordinariamente) e operadores (aptos a usar os conhecimentos no trabalho ordinário).
Cada instituição da Segurança Pública selecionou os profissionais que estão participando da capacitação e acompanhará o desempenho dos participantes, assegurando que eles atuarão durante os eventos.
Segundo o coordenador estadual da Rede de Ensino a Distância (EAD), Zuilton Braz Marcelino, a capacitação é uma maneira de padronizar os procedimentos policiais em todo o País. “A intenção é padronizar a forma de abordagem ao cidadão e garantir a capacitação dos profissionais que irão atuar no evento”, disse.
Além de Mato Grosso, o Ministério da Justiça também capacitará os profissionais da Segurança Pública das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador, que também receberão os jogos do mundial.
ENSINO À DISTÂNCIA
A Rede EAD é um projeto de cursos à distância para os profissionais da Segurança Pública desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os cursos são gratuitos, com 40 ou 60 horas/aula. As aulas são realizadas através de um canal de televisão e os conteúdos são publicados na internet, no site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/ead).
O objetivo principal do EAD é capacitar servidores da Segurança Pública utilizando os meios tecnológicos de maior alcance, proporcionando comodidade aos participantes, que poderão receber educação continuada de qualquer lugar e em horário escolhido, desde que tenham um computador com acesso à internet.
Para incentivar e ajudar os alunos, o Ministério da Justiça vem criando telecentros, lugares reservados para participantes que não dispõem, em sua residência ou no trabalho, de acesso à internet. Em Mato Grosso oito telecentros já foram implantados, por meio de parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Além das capacitações à distância, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso já está realizando diversos cursos presenciais nas áreas de Inteligência Policial, força tática, polícia montada e instrução prática com equipamentos de contramedida para desativação de bombas. “Vários outros cursos ainda estão previstos até 2014 para qualificar nossos profissionais para o atendimento durante o mundial esportivo”, reforçou o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.
Exclusivamente na área de Inteligência Policial foram capacitados, apenas em 2011, 900 servidores em 12 cursos.