Eleito, Francis prega união
Por Diário de Cáceres
07/10/2012 - 21:45
O empresário Francis Maris Cruz(PMDB), da Coligação Cáceres rumo ao desenvovimento, foi eleito o próximo prefeito de Cáceres, com 21.630 votos, juntamente com sua vice, a professora Eliene Liberato. Foi uma disputa acirrada, que deixou em segundo lugar o médico Leonardo Albuquerque. Francis é empresário no ramo de revenda de motos e carros, e também pecuarista. Nunca exerceu cargo público. Tem 1.600 funcionários em suas várias empresas e afirmou, durante toda a campanha, que deixaria de ser patrão para ser empregado de 81 mil cacerenses. Ele afirmou também que a prefeitura precisa de administração e que o município está estagnado. Tido como candidato da elite, ele refuta o rótulo e afirma que quer trazer empresas, gerar emprego e formar uma equipe de primeiro escalão técnica e bem preparada. "Não sou político, mas sei administrar e tenho o apoio do governo. Vou seguir meu plano de governo e fazer uma Cáceres melhor. Sei que muitos ainda não acreditam, mas é só esperar para ver".
Logo após o resultado, o prefeito eleito disse que quer somar com Leonardo Albuquerque e Edson Penha Mendes, candidato do PT. "A campanha acabou. Agora é pensar na transição e nos quatro anos de trabalho que temos pela frente".
Francis começou a vida empresarial na cidade de Mirassol D´Oeste, com uma loja de revenda de peças de motos. Hoje, tem várias concessionárias espalhadas pelo país e iniciou também no ramo de venda de carros. Ele afirma que não concorreu por vaidade, mas para devolver a Cáceres tudo o que Cáceres lhe deu. "Aqui resido e tenho a sede do meu grupo (Grupo Cometa). Aqui minha vida empresarial de expandiu. Agora é hora de retribuir.
Considerado meticuloso e detalhista, ele é notadamente um bom administrador e diz que é esta experiência de mais de 40 anos que quer levar para a prefeitura.
A eleição em Cáceres foi tranquila, com apenas duas ocorrências policiais de pequeno vulto registradas. Francis teve 49,18% dos votos válidos, Leonardo Albuquerque teve 48,47%(21.318 votos), e Edinho do PT 2,36% ((1.037 votos). O total de votos válidos apurados foi de 46.600. Votos válidos, 43.985. Votos em branco, 672, e votos nulos, 1.943. Foram 174 seções e 14.684 abstenções. O juiz eleitoral Geraldo Fidelis e o promotor de justiça Samuel Frugillo afirmaram que os eleitores cacerenses deram hoje uma verdadeira lição de democracia, demonstrando maturidade política. "A cidade está lipa, sem lixo eleitoral. Não houve tumultos. Estamos gratos e felizes com a forma como o pleito aconteceu".
CÂMARA RENOVADA
Dos onze vereadores eleitos em Cáceres, oito são de primeira viagem. O único reeleito foi Alvasir Alencar, com 1.919 votos. Valdeníria Dutra e Edmilson Porfírio de Campos já foram vereadores em outra gestão. O presidente do Sindicato Rural Marcinho Lacerda foi o segundo mais votado, com 1.714 votos. O professor de Educação Física Salmo César da Silva, o médico Félix Manoel Alvares, o radialista Edmilson Tavares, o empresário Tarcísio Caros Paulino, o produtor rural Manoel Inácio de Oliveira, Sebastião Pinheiro Leite e o professor Domingos Oliveira dos Santos integram a lista dos novatos.