Serviço Público:Novo horário vale a partir de maio
Por
25/04/2012 - 07:05
Diário de Cuiabá
Em decreto publicado nesta terça-feira (24), o governador Silval Barbosa instituiu um novo horário de trabalho nos órgãos públicos estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. A medida foi tomada devido às obras de mobilidade urbana que serão realizadas por conta da Copa do Mundo de 2014. O novo horário de trabalho (das 13h às 19h) começa a valer a partir da próxima quarta-feira (2), após o feriado do Dia do Trabalhador.
A decisão foi tomada para minimizar o impacto no trânsito e irá diminuir duas horas no expediente dos funcionários. Embora tenha havido uma consulta aos servidores públicos, as opiniões se dividem. Para a técnica administrativa do Sistema Único de Saúde (SUS), Siriana Maria da Silva de 42 anos, a modificação pode favorecer em vários aspectos. “Acredito que o esforço para que a Copa realmente saia deve ser coletivo, portanto a colaboração de todos é determinante. Mas se a iniciativa não surtir efeito, outras medidas devem ser tomadas”, opina.
Já para uma funcionária que atua na Secretaria de Estado de Saúde e preferiu não se identificar, a alteração é totalmente equivocada, pois muitas pessoas têm que pegar seus filhos na escola ou fazem faculdade no período noturno. Em seu caso, particularmente, sair às 19h é praticamente impossível porque sua mãe sofre de Alzheimer e fica de cama 24h por dia. “A enfermeira vai embora às 19h. Agora eu te pergunto quem vai resolver o meu problema?”.
As seis horas trabalhadas não serão fixas e devem se normalizar em 2014. Plantonistas de hospitais estaduais e servidores que trabalham em escolas, unidades penitenciárias e órgãos de comunicação não irão aderir às mudanças.
ASSEMBLEIA - Na Assembleia Legislativa não haverá mudanças. “Não tem justificativa aderirmos porque há sessões no período da manhã. Além disso, a sociedade já está acostumada ao nosso expediente e, para nosso trabalho, não há necessidade de tal mudança”, explicou o presidente da AL, deputado José Riva.