Lixo eleitoral: cidades limpas
Por Diário de Cuiabá
08/10/2012 - 07:04
Pelo menos cinco cidades mato-grossenses amanheceram completamente livres de santinhos espalhados pelas ruas neste domingo de eleição: Curvelândia, Glória D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião e São José dos Quatro Marcos, que pertencem a 18º Zona Eleitoral do Estado.
Os municípios foram apontados como modelo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de eficácia da campanha Cidade Limpa, que teve como slogan “Candidato que joga santinhos na rua não respeita a sua cidade”. “Não foi encontrado nenhum santinho nas ruas”, disse o juiz eleitoral Anderson Candiotto, responsável pela jurisdição.
Em Cuiabá, onde a campanha não surtiu os efeitos esperados, um grupo de eleitores fez um protesto. Percorreu a cidade fazendo uma “faxina” nas zonas eleitorais mais afetadas. Ao todo, 67 escolas passaram pela limpeza.
Nos locais de votação não faltaram reclamações. Uma moradora do bairro Terra Nova, na região do Centro Político Administrativo, disse ter visto, por volta das 23h de sábado, um grupo de pessoas despejando o material de campanha em frente à escola municipal Quintino Pereira de Freitas. “É uma pouca vergonha uma coisa dessas”, criticou.