O informe epidemiológico da gripe divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta quarta-feira (24) confirmou casos de Influenza A (H1N1) em Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste e outro em Pontes e Lacerda, as três cidades em um raio de pouco mais de 200 km de Cáceres.
Os casos registrados de Influenza A (H1N1) em Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste e Pontes e Lacerda não evoluíram para óbito, segundo o boletim divulgado.
Conforme a SES-MT, foram notificados 251 casos de Srag em todo o Estado. Destes, 38 foram confirmados como influenza e outros 213 casos foram confirmados como outros vírus respiratórios. Os demais casos seguem em investigação.
Dos casos confirmados por influenza, 30 foram confirmados como Influenza A, outros 7 casos de Influenza B e apenas um caso foi confirmado como Influenza A Sazonal/H3.
Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus no período compreendido entre 2 dias antes do início dos sintomas e até 5 dias após os mesmos. A transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Pode-se transmitir a doença pelo modo indireto também, por meio do contato com as secreções do doente.