Evento em Cáceres reuniu capoeiristas de diversos países e Estados brasileiros
Na sessão de segunda-feira, dia 2, o Movimento Capoeira Nagô compareceu à Câmara Municipal e, fazendo uso da Palavra Livre, agradeceu o apoio recebido da Câmara Municipal para a realização do II Encontro Internacional de Capoeira de Cáceres, ocorrido junto com a realização do 38º Festival Internacional de Pesca de Cáceres.
“A cultura afro-brasileira, que tem na capoeira um dos seus maiores expoentes, é indutora de turismo internacional. Tenho orgulho de ver mestres capoeiristas na França e na Espanha dando aulas com a nossa camiseta, que traz estampada a Igreja Matriz e o Pantanal. Parabenizo o vereador Cézare Pastorello pelo trabalho que sempre fez em defesa da cultura, em especial da cultura afro-brasileira e da capoeira, e também em especial o vereador Jerônimo, sempre um apoiador dos nossos eventos. Vocês estão prestando um grande serviço para levar Cáceres para o mundo,” declarou o representante do Grupo Nagô, Afonso Brasil Fedor.
O II Encontro Internacional de Capoeira em Cáceres reuniu representantes de vários países e 8 estados brasileiros. A realização em conjunto com o FIPe teve o intuito de também estimular a divulgação das belezas de Cáceres.
Desde que assumiu como vereador, Pastorello tem sido ferrenho defensor das políticas de valorização da cultura afro-brasileira, propondo a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o reconhecimento do caráter pedagógico da capoeira para o contraturno escolar e participando ativamente dos movimentos de promoção da igualdade.