2º Seminário de Educação Física do Pantanal começa hoje em Cáceres
Por Lygia Lima - Assessoria de Comunicação Unemat/MT
17/10/2012 - 13:33
Começa nesta quarta-feira (17) o 2º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense. A abertura oficial acontece a partir das 19h30 no auditório Edival dos Reis na Cidade Universitária da Unemat com a conferência da professora doutora Celi Taffarel, considerada uma referência nos estudos da área no país.
O 2º ESEFIPA segue até o próximo sábado (20) com uma gama de palestrantes de nível nacional. O evento é promovido pela Unemat e Instituto Federal de Mato Grosso, campus de Cáceres com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat).
Nesta segunda edição do Seminário de Educação Física a proposta é problematizar e refletir sobre a área, desde a formação inicial até a inserção profissional dos estudantes da área. Para os organizadores é fundamental realizar o intercâmbio cultural e científico entre os acadêmicos, professores e pesquisadores.
Durante a abertura do evento, Celi Taffarel tem como proposta discutir o panorama nacional da Licenciatura Ampliada da Educação Física. Além das conferências, realizadas no período noturno, no auditório Edival dos Reis, o ESEFIPA também vai propiciar aos participantes acesso a discussões em mesas redondas e aprofundamento de temas em oficinas específicas e palestras com diferentes temas.
Entre os temas que serão discutidos nestes quatro dias de evento estão importância da pesquisa em Educação Física; Ano Olímpico e megaeventos no Brasil; Formação de professores e base de conhecimentos; Currículo multicultural na Educação Física; Práticas corporais como prática de saúde; Aprendizagem motora; Ensino da Educação Física e cultura escolar; Locomoção humana como conteúdo multidisciplinar.
Histórico:
No 1º Seminário de Educação Física realizado no ano de 2011, reuniu cerca de 250 participantes entre acadêmicos, professores da área, palestrantes e pesquisadores. Professores de diferentes instituições de ensino como: UERJ, UFSC, UFS, UFMS, UFMT, UNIC, Unicamp, UFES, IFMT, UENP, Unicsul e Unemat se fizeram presentes.