Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Lixo retirado do rio sai hoje da Praça Barão e vai para a Praça Duque
Por Diário de Cáceres/Clarice Helena Navarro
23/10/2019 - 08:31

Foto: arquivo
lixo será exposto durante uma semana em cada praça da cidade
 
 
O lixo retirado do rio Paraguai no 31º mutirão de limpeza ocorrido no dia 13 deste mês, com embarcações percorrendo 240 km de rio acima e abaixo, vai ser exposto em outras praças da cidade. As seis caçambas de meio de lixo foram colocadas, como nos anos anteriores, na Praça Barão do Rio Branco. Depois de dez dias no local, começa a ser exposto a partir de hoje (23), na Praça Duque de Caxias, onde fica por uma semana. Depois vai para a Praça da Cavalhada e a seguir, para a Praça Major João Carlos.
O prefeito Francis Maris Cruz disse ao Diário de Cáceres que o objetivo é impactar mesmo. "A cada ano o volume de lixo retirado aumenta, em vez de diminuir. A população não se conscientiza. Então, se não vai pelo amor, vai pela dor. Precisam ver e se incomodar com o lixo. E parar de poluir o rio. Aliás, o lixo polui o rio, não polui as praças, onde ficará uns dias em exposição".
O prefeito negou que a retirada do lixo da Praça Barão atenda a um pedido dos comerciantes. "Não. Pelo contrário, irá para outras praças onde tem comércio também".  Indagado sobre a realização da Feirinha Gastronômica que é realizada às terças-feiras  a Praça da Cavalhada, ele respondeu que todos que lá forem poderão ver o absurdo que acontece todos os anos com o rio. "Não é possível que as pessoas não entendam o que estão fazendo. Eu esperava que a quantidade retirada diminuísse a cada ano, mas está aumentando. Se o lixo pode ficar nas barrancas, pode ficar nas praças".
Francis disse também que alunos da rede pública de ensino estão participando de um concurso de redação cujo tema é a poluição do rio. "Eles estão visitando o lixo exposto e tendo uma aula campo, para conhecerem o problema e então fazer a redação".
 
Mais lixo
 
Diretor-executivo da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete da Costa informou que o lixo retirado do rio e colocado na Praça Barão aumentou. O impacto visual, o mau cheiro e o incômodo não impediram que as pessoas depositassem junto ao monte o lixo doméstico. "É surpreendente"-ele disse.
A Águas do Pantanal é a responsável pela remoção do lixo de uma praça para outra. Paulo afirma que será feita uma separação e levado apenas o lixo seco, para evitar chorume a mau cheiro. "Choveu e a umidade aumenta o odor". No monte, há de garrafas pets a geladeiras velhas que foram jogadas no rio Paraguai. Ontem, uma equipe da Vigilância Sanitária do município pulverizou o lixo com inseticida para evitar a proliferação de insetos.
 
 
Carregando comentarios...