Com abordagem inovadora, o objetivo é orientar empreendedores e interessados na busca por financiamento de seus produtos e serviços, ampliando a competitividade do setor na região, fomentando o aumento e fortalecimento do Trade Turístico do Alto Pantanal.
O Projeto Bichos do Pantanal, por meio de sua Rede de Cooperação, vai promover uma oficina de capacitação para empreendedores e interessados em trabalhar com turismo na região de Cáceres, no Alto Pantanal. O objetivo da oficina é subsidiar aqueles que pretendem implementar projetos, iniciar ou potencializar empreendimentos e trabalhos voltados para o Turismo de Observação da Natureza na região para que possam participar do Edital nº 01/2019 Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha – MT.
Segundo Jussara Utsch, uma das instrutoras da oficina e Diretora Geral do Instituto Sustentar (entidade que realiza o Projeto Bichos do Pantanal, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental), um dos resultados pretendidos com esta ação é o aumento da competitividade da região no mercado de turismo. “Além de capacitar os interessados a submeter projetos ao Edital em questão, queremos estimular a inovação e o empreendedorismo, aprimorando os serviços e produtos oferecidos ao turista, elevando a qualidade do atendimento para que a região explore de maneira sustentável todo seu potencial turístico” explica.
A metodologia adotada na oficina aborda a questão sob a ótica do Design Thinking – que investe no desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários.
A atividade tem como público alvo pessoas ou empreendimentos envolvidos e/ou interessados no desenvolvimento do segmento do turismo de natureza como guias de turismo, empreendedores, comerciantes, líderes comunitários, proprietários de pousadas, restaurantes, agências de turismo, lanchonetes e barcos, pescadores, agricultores, e todos aqueles que se interessem em empreender ou trabalhar com turismo sustentável.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link que segue no material de divulgação da oficina (bit.ly/oficinabichos), distribuído por e-mail aos interessados e grupos de apoio à divulgação, por meio da Rede de Cooperação do Projeto Bichos do Pantanal.
A oficina conta ainda com os seguintes instrutores:
- Rosangela Lazarin – Consultora e professora da Unemat
Pedagoga – Habilitação em Docência e Supervisão – Pós-Graduada em Formação de Tutores EAD e Regionalização do turismo.
- Diego Miguel Carioca de Paula – Monitor Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal/Instituto Sustentar
Biólogo, técnico em agropecuária, fundador do Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução do Pantanal (NEPBio Pantanal, Cáceres-MT), com certificação da Unesco em curso de Conexões Éticas para o Terceiro Setor.
- Jussara Utsch - Diretora do Instituto Sustentar
Bacharel em comunicação social com pós-graduação em Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Responsável para a Sustentabilidade. Ex-diretora do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Foi ponto focal no Brasil do Millennium Ecosystem Assessment da ONU.
Serviço:
Oficina de Capacitação:
TRANSFORME SUAS IDEIAS EM RENDA: CAPACITAÇÃO PARA BUSCAR E ACESSAR RECURSOS FINANCEIROS PARA PROJETOS DE TURISMO E SUA CADEIA PRODUTIVA E O EDITAL CENTELHA/MT
Data:
04/11/2019, segunda-feira, de 18h30 às 22h30 – inclui lanche de boas-vindas.
Local:
UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) – Cavalhada – Av. São João, S/N, Cáceres – MT.