A prefeitura de Cáceres através da Secretaria de Agricultura, começou dia 14 de abril, a transferência de embriões para o gado leiteiro com o PROJETO DE MELHORAMENTO GENÉTICO PARA OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE CÁCERES. Esse Projeto, visa melhorar a bacia leiteira e garantir o aperfeiçoamento genético em pouco tempo.
Para o Prefeito Francis Maris “esse é um marco para o município e para os produtores de leite que acreditaram que esse projeto iria se concretizar e hoje podemos comemorar”.“É um projeto sério de muito comprometimento com os produtores, vamos dar um salto na qualidade do rebanho leiteiro e consequentemente melhorar a vida das famílias da agricultura familiar”, finalizou
O Secretário Junior Trindade disse que “a prática da transferência de embriões já existia, porém não em parceria com a Prefeitura. Somos pioneiros no Estado nessa prática”.
Disse ainda que “o leite é uma fonte de renda importante para o município e para as famílias que vivem no campo. Os pequenos produtores não tinham acesso a esse projeto, devido ao custo muito elevado. Entretanto, esta gestão, através da Secretaria de Agricultura, investiu e vem investindo fortemente nesse projeto junto ao Pequeno Produtor, através dos nossos Técnicos da Secretaria, em parceria com a CAPRONI EMBRIÕES (que forneceu os embriões a um valor ao alcance dos produtores) e demais parceiros como: IFMT – Campus Cáceres, EMPAER Cáceres, Sindicato Rural, Sindicato de Trabalhadores Rurais, ALTA GENÉTICA, comercial da roça, UNEMAT – Campus Cáceres, os quais queremos agradecer ao apoio
O Senhor Antonio, proprietário da Estância Santo Antônio foi o primeiro produtor a ser comtemplado com o projeto, "Estamos muito contente com esse momento vamos dar um salto na qualidade do nosso rebanho e na qualidade do leite e daqui uns meses ja teremos a nossa primeira cria", finaliza o senhor Antônio.
Finalizando o Prefeito disse que “em janeiro de 2021, teremos o resultado da primeira cria deste projeto inovador para nossa região, que começamos com a experiência de quase 30 embriões e acreditamos que será um sucesso total!”