'Vitória para a polícia é preservar vidas', afirma capitão Pereira, comandante em Comodoro
Por Diário de Cáceres
02/11/2012 - 09:14
“Nosso maior objetivo –o objetivo de uma polícia sensível e humana- é a preservação de vidas. E esta meta foi cumprida. Agimos dentro dos parâmetros estabelecidos para a preservação da vida dos reféns e não houve baixas ou feridos, aí está a nossa vitória”. A declaração é do capitão Mário Pereira, comandante da Polícia Militar de Comodoro, onde na manhã da última terça-feira,30, uma quadrilha do novo cangaço agiu com violência, assaltando simultaneamente duas agências bancárias, do Banco do Brasil e do Bradesco. Eram sete assaltantes, fortemente armados e encapuzados, que fizeram quinze reféns, usados, durante a 1 hora e meia que durou a ação, como escudos humanos. Os reféns foram liberados a 5 km da cidade, na rota de fuga.
A quadrilha se embrenhou numa área de mato fechado no entorno de uma reserva dos índios Nambiquara e lá permanece. Nas incursões que as equipes estão fazendo, vários objetos foram encontrados, mas são itens de investigação, que não foram divulgados. O capitão explicou que a mata é local de caça dos índios e que há muitas trilhas. Ainda segundo ele, a tribo está tranqüila e protegida. Não há como os assaltantes chegarem até a aldeia. Além de bloqueios dentro da mata, todo o entorno do local está fechado pelo cerco policial.
Não foi divulgado ainda o montante levado pelos assaltantes , o levantamento está sendo feito pelas agências, que tiveram as portas de vidros estilhaçados por tiros de armas calibre 12.
As equipes da polícia –PM(com Bope e Força Tática), PRF e Civil não deixam o local. O objetivo é prender a quadrilha. Na última ação similar ocorrida na região, no início de agosto, em Campos de Júlio, cinco assaltantes se esconderam no mato, houve confronto e os cinco foram mortos.