A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) acaba de receber um aparelho de raios X odontológico panorâmico acompanhado de estabilizador. Os equipamentos foram doados à Universidade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Além da Unemat, o município, com quem a Universidade tem parceria, se beneficiará da aquisição ao disponibilizar à sociedade cacerense acesso gratuito a exames mais complexos.
O próximo passo será a instalação do equipamento no Centro de Especialidade Odontológico de Cáceres. Até o momento, o serviço público de Cáceres não dispõe dessa tecnologia. “Esse aparelho é extremamente importante como diagnóstico complementar para cirurgias de terceiro molar, investigações de tumores de maxila e mandíbula, cistos ou granulomas (processo inflamatório crônico). Ele também pode ser utilizado no acompanhamento de crescimento ósseo infantil e na cronologia das três fases de erupção infantil: dentes de leite, dentição mista de leite e permanente e permanente. Também serve para identificar se tem falta ou não de dentes, se tem dente formando em lugares diferentes, entre muitas outras funções”, explicou a professora do curso de Medicina Denise da Costa da Boamorte Cortela.
Embora a Unemat não possua curso de Odontologia o equipamento será de grande utilidade para o desenvolvimento de pesquisas que envolvam face e cabeça presentes nas investigações que envolvem os cursos ofertados pela Unemat na Faculdade de Ciências da Saúde (Facis), assim como poderá ser utilizado pelos alunos do curso de Medicina para a identificação de aspectos faciais nas aulas de Imaginologia.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Gleber Nelson Marques, o raios X panorâmico será de grande valia. “O equipamento ampliará as capacidades locais e os espaços de profissionalização médica dos nossos estudantes, além de possibilitar a realização de pesquisas em tecnologias e aplicações da radiologia médica”, explicou Marques.